Ciro e Rollemberg na Ceilândia
Ciro e Rollemberg na Ceilândia Marcelo Ferreira Ciro e Rollemberg na Ceilândia

“Cuidem dessa joia”, diz Ciro Gomes sobre Rollemberg

Publicado em CB.Poder

Com direito a som de forró pé de serra e a galinhada para o almoço, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), postulante à reeleição, e o presidenciável Ciro Gomes (PDT) realizaram, nesta quinta-feira (23/08), o primeiro ato conjunto de campanha. O pedetista, que estava com viagem agendada para Mato Grosso do Sul, permaneceu por pouco tempo no encontro, realizado na Feira de Ceilândia. O chefe do Palácio do Buriti, por sua vez, investiu no corpo a corpo, percorrendo as bancas do local por cerca de 40 minutos. O socialista, no entanto, não fez promessas eleitorais.

 

Ciro e Rollemberg aproveitaram o almoço para trocar afagos. Apesar da resistência do PDT-DF ao nome do governador, o presidenciável rasgou elogios ao socialista. “Cuidem dessa joia. Não está sobrando homem como Rodrigo. Cuidem desse tesouro, pois faltam gestores como ele. Lembrem da cidade antes de o Rodrigo entrar. O DF estava todos os dias nas páginas policiais e os políticos, envolvidos nos escândalos de corrupção”, discursou.

 

O socialista, que garantiu palanque eleitoral a Ciro, apesar da falta de alinhamento nacional entre PSB e PDT, o classificou como o candidato ao Planalto “que melhor conhece o Brasil”. “O país precisa resgatar a política como um instrumento para fazer as pessoas mais felizes, construir alternativas e soluções. Você, com toda a experiência, é uma esperança”, disse.

 

O governador ainda ressaltou os feitos da gestão em Ceilândia. “Quando assumimos, o Sol Nascente era uma das maiores favelas do país. Entramos colocando asfalto, esgoto, unidade básica de saúde”, lembrou. Dias antes da proibição eleitoral à presença de candidatos em inaugurações, o governo entregou as obras de infraestrutura do Trecho 1 do bairro. Entre as ações para a implantação de redes de drenagem, pavimentação e meio-fio, foram investidos cerca de R$ 58,8 milhões.

 

Rollemberg não enfrentou resistência durante a caminhada pela feira. Contudo, integrantes da Comissão dos Aprovados no concurso da Secretaria da Criança, realizado em 2015, reivindicaram as nomeações de especialistas e técnicos socioeducativos.

 

Candidatos

Apesar da presença de Ciro Gomes na capital, poucos foram os integrantes da Executiva Regional do PDT que compareceram à Feira de Ceilândia. Entre os principais candidatos da legenda, apenas o distrital Reginaldo Veras marcou presença. O parlamentar, no entanto, não sentou à mesa com o governador e o presidenciável.

 

Entre os socialistas, acompanharam Rollemberg a distrital Luzia de Paula, que tentará a reeleição, a postulante ao Senado, Leila do Vôlei, e a aposta do PSB a deputada federal, Maria de Lourdes Abadia. Candidatos à vice-governadoria e ao Senado, Eduardo Brandão (PV) e Chico Leite (Rede) não apareceram – os dois fazem palanque para a presidenciável Marina Silva (Rede).