Crédito: Arthur Menescal Crédito: Arthur Menescal Crédito: Arthur Menescal

Cristovam Buarque declara apoio a Ibaneis Rocha: “Rollemberg fracassou”

Publicado em CB.Poder

PEDRO GRIGORI

 

O candidato do MDB ao Governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ganhou mais um reforço na corrida pelo Palácio do Buriti. O senador Cristovam Buarque (PPS) entrou para o extenso time que ficará ao lado do advogado no segundo turno das eleições. Em 2014, Cristovam apoiou a candidatura de Rodrigo Rollemberg (PSB) ao governo. Contudo, para o parlamentar, a gestão do socialista “fracassou”.

 

O anúncio do apoio ocorreu na tarde desta quarta-feira (17/10), na residência do emedebista, no Lago Sul. Em contrapartida ao suporte, Ibaneis se comprometeu a levar à frente o projeto Escola Ideal, idealizado por Cristovam. “São escolas ideais, de tempo integral, que darão uma educação diferenciada para os alunos em determinadas cidades e servirão como laboratórios para as demais cidades”, explicou Ibaneis.

 

O emedebista explicou que, se o modelo for bem aceito, será expandido para todas as regiões administrativas do DF. A expectativa é tirar o projeto do papel ainda no próximo ano, caso seja eleito. “Estamos avaliando começar por cidades menores, como Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e o Varjão”, explicou. Cristovam destinará  emendas do gabinete para dar início a execução do modelo. “Ele trouxe as propostas e os recursos para a execução, e isso me deixa muito feliz. Para mim, caberá o papel de executar o projeto de uma pessoa que entende sobre a área”, afirmou.

 

No primeiro turno, Cristovam esteve ao lado de Rogério Rosso (PSD), que declarou apoio a Ibaneis na última semana. “Existem dois turnos. No primeiro ficamos com quem está mais perto de nós e, no segundo, com quem está menos distante”, explicou. “A trajetória dele (Ibaneis), os discursos e as falas justificam escolhê-lo como melhor nome para o DF”, completou. Cristovam assegurou que na negociação do apoio não houve convites para assumir pastas no GDF, como a de Educação, e que não é a hora para pensar nisso.

 

“Fracasso”

 

O senador ainda avaliou a gestão de Rollemberg, afirmando que o governador não deixará legados ao DF. “Rollemberg fracassou em grande parte porque ficou prisioneiro de uma armadilha que ele mesmo criou: repetir que o governo Agnelo foi um fracasso financeiro. E foi um fracasso mesmo, critiquei muito o Agnelo por aquele estádio maluco que fizeram ali. Mas o governador não pode ficar prisioneiro de criticar o anterior”, explicou.

 

“O governador tem que deixar legados que todo mundo olhe e lembre que ele fez isso, como foi o Bolsa Escola e o Saúde em casa”, completou. Em 2019, Cristovam, que não conquistou a reeleição, disse que continuará lutando pela educação, mesmo fora de um cargo eletivo.