Coronavírus: DF tem 26,74% dos leitos ocupados, mas aumento de pacientes preocupa

Publicado em Coluna Brasília-DF

COLUNA EIXO CAPITAL, POR ANA MARIA CAMPOS

Em média, um paciente de covid-19 ocupa um leito de UTI durante nove dias. A situação do DF está longe da realidade de estados como Amazonas, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo. A capacidade de ocupação da rede pública está em 26,74%.

As infecções e internações, no entanto, têm aumentado. Muita gente desrespeita o isolamento social, o que tende a agravar a situação. Eram 56 pacientes em hospitais há um mês. Hoje, há 196 internados, sendo 78 na UTI.

Mais leitos

A Secretaria de Saúde homologou, ontem, mais 60 leitos de UTI para tratamento da covid-19, sendo 20 na UPA do Núcleo Bandeirante, 31 no Hospital de Base e nove a mais no Hospital de Santa Maria. São agora 232 leitos de UTI. Segundo compromisso da Secretaria de Saúde firmado com o Ministério Público do DF, a ampliação chegará a 857 até 19 de junho.

Novos respiradores

A Secretaria de Saúde do DF vai comprar 300 novos ventiladores pulmonares, equipamento essencial para salvar a vida de pacientes com covid-19 nesta pandemia. O prazo para entrega das propostas para contrato emergencial termina, hoje, às 15h.

 

Concorrência

Lojistas de shoppings e de comércio de quadra estão incomodados com o sucesso de vendas de atacadistas como Havan (foto), Super Adega, Pão de Açúcar, entre outros, que vendem de tudo e estão de portas abertas em meio à pandemia.

 

Novo quadro do BRB

Falta pouco para a posse da segunda turma de aprovados no concurso do BRB. Será em 15 de junho. Passam a fazer parte do quadro de empregados do banco 50 novos escriturários e 7 analistas de TI. Eles se somam aos 19 escriturários, 8 advogados, 10 analistas de TI e 1 engenheiro do trabalho que, desde o último dia 27, ingressaram na instituição.

 

Siga o dinheiro

R$ 19.900.000,00. É o valor destinado à contratação, por dispensa de licitação, da empresa Biomega Medicina Diagnóstica Ltda. para serviços laboratoriais de análises clínicas, destinados à realização de cem mil testes rápidos para o novo coronavírus.

 

A pergunta que não quer calar…

Quem mente sobre interferências na Polícia Federal: Jair Bolsonaro ou Sergio Moro?

 

Só papos

“Não vou esperar foder alguém da minha família. Troco todo mundo da segurança. Troco o chefe, troco o ministro”

Presidente Jair Bolsonaro, em reunião em que tratou da troca de comando da Polícia Federal no Rio de Janeiro, de acordo com o relato obtido pela TV Globo

“Não era reunião ministerial, era uma reunião de gângsters contra a democracia, as instituições e a federação. As vísceras do governo fascista precisam ser expostas. O povo brasileiro tem o direito de saber quem os governa”

Deputada federal Érika Kokay (PT-DF)