229016D1-F343-4576-B439-596C3B9682AC

Coronavírus: Crescimento de casos segue abaixo do previsto no DF

Publicado em GDF, Notícias

A equipe da Secretaria de Saúde do DF reforçou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6/4), que o crescimento de casos de coronavírus na capital está abaixo do previsto. Os técnicos contestam a avaliação do Ministério da Saúde de que o DF terá um crescimento descontrolado nas próximas semanas.

Segundo a pasta, as medidas de contenção foram fundamentais para o quadro melhor do que o esperado. “A curva de crescimento está abaixo das expectativas e isso se deve às ações que estão sendo adotadas, como o distanciamento social e de se evitar aglomeração e circulação na cidade”, afirmou o subsecretário de Vigilância à Saúde no DF, Eduardo Hage.

O subsecretário destacou que esse tipo de procedimento tem respaldo científico e está de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É isso que está tendo impacto positivo e evitar que serviços de saúde estejam congestionados e dando espaço para as pessoas que estão precisando.”

Ao comentar manifestações que pedem o fim do distanciamento social, Hage afirmou que a defesa da liberação total de atividades é uma irresponsabilidade. “Qualquer pessoa que defenda a diminuição das medidas de restrição está defendo sem nenhuma base científica. É mais lógico crer que todos que estão trabalhando com base científica estão corretos”, acrescentou.

Leitos

Apesar de não apresentar estimativas de qual a previsão de casos para as semanas seguintes, os técnicos da Secretaria de Saúde asseguram que o trabalho também tem como prioridade garantir número de leitos suficientes para a necessidade da capital durante a fase de pico da doença.

“Esperamos manter sempre sob controle. Trabalhamos para manter o sistema sem colapso. Mas estamos avaliando de acordo com situações concretas dia a dia”, acrescentou o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo. Atualmente, há 76 leitos de UTI disponíveis para tratamento de Covid-19.

Nesta segunda-feira, foram liberados 40 leitos voltados para pacientes com coronavírus no Hospital de Santa Maria. “Foi um esforço conjunto entre o governo, secretaria e IGES e esperamos, num curto espaço de tempo, liberamos mais 26”, destacou o diretor-presidente do IGES-DF, Sergio Costa.