Bessa
Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil. Bessa

Conselho de Ética da Câmara absolve Laerte Bessa por xingar Rollemberg

Publicado em CB.Poder

O deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi absolvido nesta tarde (13/12) por unanimidade pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados da representação em que foi acusado pelo PSB de quebrar o decoro parlamentar ao xingar o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

O plenário do Conselho de Ética aprovou o relatório do deputado Carlos Marun (PMDB/MS), que recomendou o arquivamento do caso, por 11 votos favoráveis, nenhum contrário e duas abstenções.

Na representação, o PSB pedia a cassação do mandato de Laerte Bessa por ofensas a Rollemberg em três ocasiões: em assembleia do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), em setembro; no Palácio Buriti, em outubro; e em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, também em outubro.

O parlamentar se referiu ao governador com termos como “vagabundo”, “frouxo” e “maconheiro”.

Marun apontou “ausência de justa causa” na denúncia do PSB. “Bessa não extrapolou os direitos inerentes ao mandato, de forma que as palavras do parlamentar se encontram acobertadas pelo manto da imunidade material, não merecendo, portanto, qualquer censura por esta Casa Legislativa”, disse o relator.

Rollemberg entrou também com queixa-crime contra Rollemberg no Supremo Tribunal Federal (STF) e ação por danos morais na Justiça do DF.

Em outubro, Laerte Bessa fez um duro discurso contra Rollemberg no plenário. Ex-diretor da Polícia Civil, o deputado estava irritado porque o governador do DF não permitiu que ele participasse de uma reunião em que se discutiu a campanha salarial de policiais civis. Rollemberg disse que não autorizou a entrada de Laerte Bessa porque ele já o tinha xingado em público anteriormente.

Assista ao pronunciamento de Laerte Bessa:

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/158f9d6e577e8f48?projector=1