Tribunal de Contas do DF
Tribunal de Contas do DF Tribunal de Contas do DF

Concurso escolherá conselheiro titular do Tribunal de Contas do DF

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Está pronto para ser lançado edital do concurso para auditor do Tribunal de Contas do DF, com a função de conselheiro-substituto. Um detalhe chama a atenção. Quem passar vai virar conselheiro titular. No plenário, a vaga de auditor será aberta no fim do próximo ano, quando o conselheiro José Roberto Paiva Martins completar 75 anos e se aposentar compulsoriamente.

Como se trata de uma nomeação restrita, destinada exclusivamente aos auditores e não há nenhum outro em exercício, o primeiro colocado no concurso terá esse privilégio. Para iniciar o concurso, falta apenas a liberação do plenário do TCDF, o que deve ocorrer em breve.

Secretário-capoeirista

O secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, mostrou uma habilidade que poucos conheciam durante o evento “Sejus Mais Perto do Cidadão” na Estrutural. O advogado entrou numa roda de capoeira. Demonstrou equilíbrio e jogo de cintura.

Em defesa da CPI da Lava-Toga

A senadora Leila Barros (PSB-DF) adotou a bandeira da CPI da Lava-Toga. Ela está convocando a sociedade para ato que deve ocorrer no fim do mês em defesa da investigação envolvendo tribunais superiores. “A CPI é necessária para que tenhamos, de fato, transparência nos três poderes”, afirma.

Benefícios para dependentes

O Sindicato dos Urbanitários, que representa os empregados da CEB, esclareceu que filhos de servidores da empresa com até 24 anos recebem apenas uma parcela anual de R$ 259, como bolsa-escolar. O auxílio-creche é um benefício para dependentes de até seis anos. Há ainda auxílio-babá no valor de R$ 1 mil para quem tem bebês de até seis meses.

Apoio à CPI do Moro

Da bancada de oito deputados federais do DF, duas parlamentares assinaram o requerimento de instalação de CPI para apurar a conduta de Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol na Lava-Jato. São elas: Celina Leão (PP) e Érika Kokay (PT). O texto tem 175 assinaturas, quatro a mais do que o necessário para começar os trabalhos.

De olho no Sol Nascente

Em campanha aberta ao GDF, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) esteve, na última sexta-feira, com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para tratar da construção de um centro do projeto Estação Cidadania no Sol Nascente, que deverá ser o primeiro da iniciativa no DF. O espaço contará com quadras de esportes e equipamentos voltados para o atendimento de jovens, da terceira idade e de pessoas com deficiência. Na última campanha, o Sol Nascente foi uma das áreas de maior peregrinação política.

Mandou bem

A UnB é a oitava melhor instituição de ensino superior do Brasil — e a quinta entre as federais —, de acordo com o ranking divulgado pelo Times Higher Education (THE), organização britânica que avalia a qualidade da educação superior em todo o mundo.

Mandou mal

A Câmara Municipal de Salvador aprovou projeto que proíbe carnaval na quarta-feira de cinzas por motivos religiosos. Os baianos e turistas tradicionalmente mantêm a folia no dia seguinte sem que haja qualquer desrespeito a crenças da igreja.

Só papos

“Por vias democráticas, a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!”

Vereador Carlos Bolsonaro, nas redes sociais

“Faço um alerta para que fiquem atentos a todos os sinais de pressão sobre a democracia liberal, uma vez que, no Brasil e no mundo, surgem vozes contrárias ao regime de leis, ao respeito aos direitos fundamentais e ao meio ambiente sadio também para as futuras gerações”

Raquel Dodge, procuradora-geral da República, na última sessão do STF de seu mandato