Ibaneis
Ibaneis Agatha Gonzaga/CB/D.A.Press Ibaneis

Com novo decreto de Ibaneis, parques voltam a ser liberados no DF

Publicado em GDF, Notícias

Parques, cultos e outras atividades voltaram a ser liberadas pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta quinta-feira (9/7), em novo decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF.

Em resposta a uma decisão judicial, o emedebista suspendeu as normas que liberavam academias, salões, bares e restaurantes e voltava a vigorar decreto de 22 de maio, que proibia em todo o Distrito Federal o funcionamento de parques, clubes, feiras populares (com exceção das permanentes) e a realização de cultos, missas e rituais — a não ser quando dentro de veículos em estacionamentos.

No decreto desta quinta, no entanto, o governador determinou que o decreto de 22 maio passe a vigorar com todas as atualizações feitas depois. Com isso, parques, cultos, feiras e clubes, por exemplo, voltam a ter autorização para abertura. O Parque da Cidade chegou a ser fechado nesta quinta.

Na prática, das atividades que tinham retornado, apenas salões e academias precisam manter as portas fechadas. Está suspenso o cronograma de retorno de escolas e de bares e restaurantes.

Fechamento

Em Ceilândia e Sol Nascente, porém, está em vigor o fechamento de atividades não-essenciais. O prazo das medidas é indeterminado. Ao Correio, Ibaneis afirmou que a falta de atendimento da população às recomendações foi o fator que pesou para a decisão. “Fechar é uma decisão minha. Abrir depende de responsabilidade conjunta”, justificou. As restrições incluem shoppings, academias e cultos.