Papuda - Operação Prólogo
Papuda - Operação Prólogo Papuda - Operação Prólogo

Com Covid, denunciado por grilagem simula crise de hipertensão para deixar Papuda

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Preso na Papuda, Adailton Maturino, investigado por grilagem em terras na Bahia na Operação Faroeste, irritou Og Fernandes e outros ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Maturino, que se fez passar por consul de Guiné Bissau, é acusado de envolvimento com uma organização denunciada por corrupção e lavagem de dinheiro relacionada à tentativa de se apossar de 366 mil hectares de terra no oeste da Bahia. Entre os denunciados, estão quatro desembargadores e três juízes do Tribunal de Justiça da Bahia.

Na Papuda, ele pegou covid-19 e simulou uma crise de hipertensão e de diabetes para convencer a Justiça a liberá-lo da prisão. Ministros do STJ não gostaram. Eles viram na manobra de Maturino, que tem entre seus advogados o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, uma tentativa de desgastar Og Fernandes. No início da semana, o relator rejeitou pedido de transferência de Maturino da prisão para um hospital particular.

Reviravolta de Cardozo

Aborrecido com o episódio, Og Fernandes disse, em plena Corte Especial do STJ, que houve má fé na trama para soltar Adailton Maturino. No final de março, logo depois de assumir a defesa do suposto cônsul, José Eduardo Cardozo, chegou a falar em “reviravolta no caso”. Mas, por enquanto, ele continua preso e é um dos 480 infectados.

Siga o dinheiro

R$ 1.162.500,00

É o valor do contrato emergencial, com dispensa de licitação, da Secretaria de Turismo do DF com o Hotel Phenícia, para prestação de serviços de hospedagem e hotelaria, em apartamento individual, com café da manhã, almoço e jantar para alojar os profissionais de saúde, vinculados à Secretaria de Estado de Saúde do DF lotados no HRAN, envolvidos no atendimento presencial dos pacientes suspeitos ou diagnosticados com o covid-19, que residem com pessoas do grupo de risco e que precisam ser afastados de suas residências temporariamente.

A pergunta que não quer calar….

O ministro Celso de Mello, do STF, vai levantar o sigilo do vídeo que registra as conversas do presidente Jair Bolsonaro em reunião ministerial, que, segundo o ex-ministro da Justiça Sergio Moro tratou de interferências na Polícia Federal?