Deficit helicóptero corpo dos bombeiros
Deficit helicóptero corpo dos bombeiros CBMDF/Divulgação Deficit helicóptero corpo dos bombeiros

CBMDF e PCDF assinam parceria para driblar deficit de pessoal

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Para tentar driblar o grande deficit de pilotos nas corporações, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil do Distrito Federal resolveram unir esforços. As duas instituições assinaram uma portaria conjunta para compartilhamento de aeronaves e de tripulação. Nos bombeiros, há 29 oficiais que exercem a função de piloto — 11 avião e 18 de helicóptero. Dois militares estão temporariamente afastados das funções. Já a PCDF conta com 15 policiais capacitados para comandar aeronaves — três são pilotos de avião e 12, de helicóptero. “No atual cenário de efetivo das corporações, nota-se a defasagem nos números de servidores em suas fileiras. Essa defasagem gera dificuldade na ocupação das funções necessárias para o desempenho satisfatório das missões-fim”, diz um trecho da portaria. Na atividade aérea, o deficit de pessoal é ainda mais grave, porque são necessários mais de quatro anos para formar um profissional apto a pilotar aeronaves.

Aposta de Ibaneis no DEM esbarrou em Fraga

O deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC) quase se filiou ao DEM. As negociações estavam avançadas, inclusive com apoio do governador Ibaneis Rocha (MDB), que quer se aproximar do partido que tem três ministros no governo de Jair Bolsonaro. Depois do PSL, legenda do presidente e de seus três filhos, o DEM é o partido com mais força no cenário nacional. Conta com o presidente das duas Casas no Congresso: Rodrigo Maia (RJ) na Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (AP), no Senado. Houve até uma aposta de que Ibaneis mudaria do MDB para o DEM. Mas o governador preferiu ficar e investir na renovação. No DEM, há um entrave difícil de transpor, péssima relação entre Ibaneis e o presidente regional, o ex-deputado Alberto Fraga. O coronel reformado da PM não se esqueceu da troca de chumbo da campanha e não quer aproximação com Ibaneis.

Leila quer auditoria no orçamento do MEC para universidades acusadas de balbúrdia

A senadora Leila Barros (PSB-DF) apresentou uma Proposta de Fiscalização e Controle para que o Tribunal de Contas da União (TCU) promova auditoria no Ministério da Educação (MEC) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para avaliar a execução orçamentária e verificar procedimentos e critérios sobre as decisões que envolvem a programação financeira e limitação de empenho de recursos. A proposta tramitará na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e, se aprovada, seguirá para o TCU iniciar as auditorias. A ideia surgiu após o MEC anunciar o contingenciamento de 30% da verba de três universidades federais — Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) — sob a alegação de “balbúrdia”.

Transporte em benefício da natureza

Dois ônibus urbanos da Piracicabana, movidos a eletricidade, serão exibidos a universitários que participarão do seminário internacional Transportes, Mobilidade Urbana e Descarbonização das Cidades. Alunos de Técnicas e Gêneros, do curso de jornalismo da Unip, e de engenharia de transporte, do IESB serão transportados até a Embaixada de Portugal, onde ocorrerá a exposição Veículos Elétricos a partir de amanhã. O evento é promovido pela embaixada como forma de difundir a redução das emissões de gases para a atmosfera, a partir dos transportes públicos.

Do Novo

A deputada distrital Júlia Lucy é do Novo e não da Rede, como a coluna registrou ontem. Confusão com a sopa de letrinhas partidárias.

Sem disputa

O PTB realiza hoje convenção distrital com chapa única para recondução da deputada distrital Jaqueline Silva ao mandato de presidente do partido por quatro anos. São esperadas mais de mil pessoas no auditório da Câmara Legislativa do DF. Além da presença de novos filiados ao partido, o governador Ibaneis Rocha e o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, também estão confirmados.

Mais tempo e mais dinheiro

O procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo, visitou na última segunda-feira, as obras de recuperação estrutural e reconstrução do viaduto da Galeria dos Estados, que desabou em fevereiro de 2018. De acordo informações do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) prestadas ao Ministério Público do DF, o contrato deve sofrer um aditivo que representa acréscimo de 17,39%. O prazo para a liberação do tráfego está previsto para 30 de maio. O valor do contrato, inicialmente orçado em R$10,9 milhões, deve chegar a R$ 12,7 milhões.