Ibaneis OAB
Crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/D.A Press Ibaneis OAB

Candidato do MDB ao GDF, Ibaneis ataca Eliana Pedrosa, Fraga e Rollemberg

Publicado em CB.Poder

Alexandre de Paula

 

Candidato do MDB ao Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha partiu para o ataque ao justificar por que retomou a candidatura — em fevereiro, ele havia retirado o nome da corrida pelo GDF para apoiar o médico Jofran Frejat (PR), mas repensou a decisão após o ex-secretário de Saúde abandonar o jogo eleitoral, em julho. “Eu deixei claro desde o início que só seria vice do Frejat por acreditar nele. Tenho uma vida democrática. Não poderia, jamais, ser vice do Fraga e ter um discurso radicalizado. Tenho uma vida no trabalhismo com os servidores públicos, portanto, teria dificuldade em me aliar à campanha de Eliana Pedrosa, que é uma empresária que — dizem, pelo menos — explora muito os trabalhadores. E a candidatura do atual governador é, para mim, o que todos devem combater”, alfinetou o emedebista, em entrevista ao CB.Poder, parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília, numa série que recebe todos os postulantes ao Governo do Distrito Federal.

 

O advogado ainda voltou a afirmar que, caso seja eleito, reduzirá impostos e pagará a terceira parcela do reajuste a 32 categorias do funcionalismo público, além de equiparar o salário da Polícia Civil ao da Federal. Segundo Ibaneis, atrasar a quitação do benefício aos servidores, compromisso firmado em lei durante o governo de Agnelo Queiroz (PT), é postergar uma dívida que se multiplicará. “Isso é irresponsabilidade com o DF, porque uma conta na Justiça se acresce de juros, de honorários altíssimos. Isso vai deixar a população com ainda mais sofrimento e com uma conta que alguém terá de pagar”, criticou.

 

O advogado defende que seja feita uma negociação com os servidores para estabelecer a forma como os débitos serão pagos. “Tem que sentar, olhar no olho e dizer: ‘O que tem é isso e nós vamos fazer dessa maneira’. Olhar com seriedade os servidores desta cidade”, disse.

 

Ibaneis afirmou que, ainda no primeiro dia de governo, transmitirá uma mensagem ao Governo Federal para garantir recursos do Fundo Constitucional do DF à equiparação do salário da PCDF com a PF. “Nós temos delegacias fechadas e, hoje, os policiais civis estão completamente desanimados. Eu fiz esse compromisso com eles (e vou cumprir).”

 

Questionado se seria necessário aumentar impostos para pagar a conta dos reajustes ao funcionalismo, Ibaneis respondeu que não e ainda prometeu reduzi-los. “Nós vamos diminuir os impostos no Distrito Federal para o nível que estava em 2010”, assegurou. “Essa redução virá no ICMS de combustível, todas alíquotas de IPTU, ISS. Nós temos de dar condições de emprego e esse aumento só tem trazido desempregos”, completou.

 

Confira a íntegra: