MP disputa

Campanha no Ministério Público pela vaga de desembargador do TJ

Publicado em Sem categoria

A campanha para a vaga do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) na nova composição do Tribunal de Justiça do DF já começou. Pelo menos cinco procuradores já são considerados candidatos à vaga da instituição aberta a partir da ampliação do plenário, com mais oito desembargadores. Estão no páreo, segundo a avaliação de colegas: os ex-procuradores-gerais de Justiça do DF Eunice Amorim Carvalho, José Eduardo Sabo Paes e Eduardo Albuquerque (fotos), além de José Firmo Reis Soub e Vítor Fernandes Gonçalves. A votação interna deve ocorrer na próxima semana. Os membros do MPDFT vão eleger uma lista sêxtupla que será submetida ao pleno do Tribunal de Justiça. Três nomes são enviados à Presidência da República para nomeação.

Apoio
Mais votado na última lista tríplice para o Tribunal de Justiça, o procurador José Firmo Reis Soub tem um cabo eleitoral respeitado entre os magistrados do DF. O ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), telefonou para alguns desembargadores e pediu apoio ao candidato. Firmo foi o vice-procurador-geral de Justiça no mandato de Schietti como chefe do Ministério Público do DF, entre 2004 e 2006.

A depender
Entre desembargadores, há uma expectativa de que o procurador Diaulas Ribeiro, sempre muito bem votado nas eleições do Ministério Público, também concorra à vaga no Tribunal de Justiça. Ele ainda não tomou uma decisão, mas tem sido incentivado por colegas a concorrer à sucessão do procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa.