Torre de TV
Torre de TV Ed Alves/CB/D.A Press Torre de TV

BRB assumirá gestão da Torre de TV e investirá R$ 40 milhões

Publicado em GDF, Notícias

AGATHA GONZAGA

O Banco de Brasília (BRB) assumirá a gestão da Torre de TV. A decisão foi registrada, nesta terça-feira (29/10), por meio da assinatura de termo de cooperação técnica entre GDF, BRB e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). De acordo com o presidente do da instituição financeira, Paulo Henrique Costa, cerca de R$ 40 milhões serão investidos em obras para a revitalização da Torre.

“O Corredor Cultural (nome dado ao projeto do banco) vem da Rodoviária até a feira. Ou seja, passará pelo jardim Burle Marx, pelo ‘Águas do Cerrado’, novo nome da fonte, passando pela Torre de TV e chegando à própria feirinha da torre. Será um espaço arborizado, iluminado. Terá até coworking e wi-fi para que as pessoas possam utilizar a área também para trabalhar”, informou.

O termo de cooperação tem validade de 20 anos. De acordo com o presidente, o banco construirá uma ‘agência conceito” de vidro para atender a população. Um museu digital também deve ser inaugurado no mezanino da Torre de TV e contará a história da capital federal.

De acordo com o governador Ibaneis Rocha (MDB), a parceria vai beneficiar os dois lados, tanto o banco quanto a área cultural do DF. “Nós temos espaços aqui em Brasília que vinham sendo abandonados há muito tempo. Um deles é aquela região da Feira da Torre de TV, o Jardim Burle Marx, que nunca foi concluído, e aquela área ali na frente. Então, nós unimos a vontade de ter Brasília de volta ao cenário nacional com seus monumentos todos funcionando com a necessidade que o BRB tem de reforçar a marca”, afirmou.

A Torre de TV está fechada para obras desde o final do ano passado. De acordo com o emedebista, não é possível informar, por enquanto, quando a Torre será reaberta novamente. A intenção, no entanto, é que, ao menos parte da estrutura, esteja pronto no aniversário de Brasília de 2020, quando a capital completa 60 anos.

Segundo o presidente do BRB, a expectativa é de que todas as etapas de revitalização sejam concluídas dentro de um ano e meio.