Metrô BNDEs
Metrô BNDEs Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press Metrô BNDEs

BNDES vai apontar o modelo de privatização da CEB, da Caesb e do Metrô

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu retribuir a visita que recebeu ontem do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, para tratar de privatização de empresas públicas.

O BNDES deve colaborar com o processo. Vai apontar o modelo de privatização e, posteriormente, ajudar a apontar o valor das empresas. Ibaneis pretende vender a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Nos planos, também a concessão da operação do Metrô/DF.

Polêmicas à vista

O segundo semestre na Câmara Legislativa terá assuntos importantes: a privatização de empresas, a mudança de destinação do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCub). Também haverá discussão sobre a TV Legislativa. Temporada quente.

Mais um notável na Papuda

Mais um grande empresário de Brasília vai parar atrás das grades. A Justiça ontem determinou a execução da pena de Nenê Constantino, condenado a 21 anos e sete meses de prisão por homicídio. A defesa espera que ele cumpra em casa.

A pergunta que não quer calar….

Com a rebelião que provocou 57 mortes no Pará, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, vai mandar outros líderes de facções para a penitenciária federal de segurança máxima?

Reforma tributária na pauta

A OAB-DF promove amanhã debate sobre a reforma tributária, com a presença do deputado Luiz Carlos Hauly, relator da PEC que trata do assunto, do secretário-adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, advogados e professores de direito tributário. Será no auditório da entidade, na 516 Norte, a partir de 19h.

Siga o dinheiro

R$ 18.365.007,42

É o valor do contrato, por meio de pregão eletrônico, pelo Detran-DF de empresa especializada para manutenção do sistema de controle de semáforos no DF.

Reeleição

No meio político, já é dado como certo que o caminho de Ibaneis Rocha é a disputa à reeleição em 2022.

Algoz

A deputada distrital Júlia Lucy (Novo) apostou, no primeiro semestre, na fiscalização de gastos do Executivo e Legislativo. Foi uma algoz da Mesa Diretora. Agora, pretende manter esse trabalho, mas focando mais na atividade legislativa.

Novo ministro

Toma posse nessa quinta-feira no cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o procurador do DF Carlos Mario Velloso Filho. Filho do ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Mario Velloso, o advogado foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para a função.

Só papos

“Se o presidente da OAB quiser saber como o pai desapareceu no período militar, eu conto para ele”

Presidente Jair Bolsonaro

“O mandatário da República deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demostrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia”

Presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz