Crédito: Assessoria/Rogério Rosso

“A maior desmoralização da história de alguns institutos de pesquisa acontecerá no dia da eleição”, diz Rosso

Publicado em CB.Poder

Quinto colocado no levantamento de intenção de votos encomendado pelo Correio e realizado pelo Instituto Opinião Política, publicado nesta quarta-feira (26/09), o candidato ao Palácio do Buriti Rogério Rosso (PSD) afirmou ter “a impressão de que a maior desmoralização da história de alguns institutos de pesquisa acontecerá no dia da eleição, quando os resultados saírem”. “A população é inteligente e não se deixará induzir por pesquisas que, na minha opinião, não refletem, em nenhuma hipótese, a realidade das ruas”, disse o concorrente, que aparece com o apoio de 8,4% dos entrevistados.

 

A pesquisa, realizada entre 21 e 24 de setembro, mostra Eliana Pedrosa (Pros) na liderança, com 17% das intenções de voto. Na segunda colocação, empatado tecnicamente com a ex-distrital, está Ibaneis Rocha (MDB), que atingiu 16,1%. Em seguida, Alberto Fraga (DEM) tem o apoio de 13,5% dos eleitores ouvidos. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece na quarta posição, com 10,5%.

 

Em caminhada na Feira dos Goianos, em Taguatinga, nesta manhã, Rosso conversou com comerciantes que comentaram o desempenho do candidato nos levantamentos. “Estava pensando em votar no senhor, mas vi que está lá atrás nas pesquisas”, disse um dos eleitores. O pessedista pediu que o feirante não acreditasse nos resultados. “Fazemos as nossas internas, estamos nas ruas e cidades. O cenário é diferente”, garantiu.

 

Esta é a terceira pesquisa encomendada e divulgada pelo Correio desde o início da campanha. Para a amostra de 1.194 entrevistas, a margem de erro estimada foi de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O deputado federal licenciado, que cresceu entre as duas primeiras sondagens, agora registrou queda. O parlamentar tinha 8,5% na largada da corrida eleitoral e havia passado para 10,1% no levantamento publicado em 12 de setembro.

 

Apoio a feiras para gerar empregos

 

Acompanhado do candidato ao Senado Cristovam Buarque (PPS) e do vice-governador e aspirante a deputado federal Renato Santana (PSD), Rosso caminhou por cerca de 1h30 na Feira. No percurso, ouviu demandas, tirou fotos e apresentou propostas. De acordo com o candidato, entre as prioridades de uma eventual gestão, está a criação de 300 mil vagas de emprego em quatro anos.

 

Para alcançar a meta, o deputado federal classifica como “essencial” o apoio às feiras. “Precisamos valorizar quem gera empregos: ambulantes, feirantes, micro e pequenos empresários, comerciantes. Temos, no DF, mais de 35 mil feirantes. Se cada um deles contratar mais duas pessoas, teremos gerado 70 mil empregos”, explicou.

 

Conforme o projeto, serão realizados mutirões para a captação de demandas e reclamações dos profissionais. “Além disso, criaremos linhas de crédito no BRB e outras instituições financeiras que vamos credenciar, regularizaremos feiras e investiremos na segurança em torno destes locais, pois há muitas reclamações relativas à tráfico, prostituição e ao uso de drogas”, adiantou.

 

Após a caminhada, Rosso concedeu entrevista ao CB.Poder. Às 16h, o candidato reúne-se com representantes da Associação das Empresas do Segmento Médico Hospitalar e Laboratorial do DF (ASSEMEDH). Mais tarde, ele participa do debate com os concorrentes ao Palácio do Buriti promovido pelo Jornal de Brasília.