coronavírus
coronavírus Crédito: Danny Lawson/AFP coronavírus

99% da população sabem que existe uma pandemia do novo coronavírus, diz pesquisa

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Nunca um assunto despertou tanto interesse quanto a Covid-19. Pesquisa do Instituto FSB aponta que 99% da população sabem que existe uma pandemia do novo coronavírus. O instituto entrevistou, por telefone, 2 mil eleitores com idades a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. Não é para menos. A atual geração nunca viveu nada parecido no Brasil. A pesquisa mostrou que 66% consideram a situação muito grave, 25% avaliam como grave e 5% mais ou menos grave. Apenas 4% não estão preocupados. Desses, 1% acredita que não há ameaça.

A semana em que Brasília parou

Depois de uma semana de muitas decisões importantes que mexeram com a vida de todos os moradores do DF, o governador Ibaneis Rocha dispensou a maioria dos empregados da casa, no Lago Sul, e se distraiu com as panelas. Cozinhou ossobuco com risoto de limão, feito pelo filho João Pedro. Detalhe: ouviu O dia em que a Terra parou, de Raul Seixas. No fim do dia, recebeu uma boa notícia. Ontem não houve confirmação, com prova e contraprova, de nenhum caso novo de coronavírus. Os suspeitos da doença, no entanto, subiram. Pode ser uma ampliação do contágio ou mais pessoas preocupadas em conferir a saúde.

Com quase 100 descendentes, Dona Teresa cumpre isolamento da família

Dona Teresa Rollemberg tem 15 filhos, 42 netos e 39 bisnetos. Sempre teve a casa cheia de gente. Está acostumada ao entra e sai da família e adora a bagunça. Aos 89 anos, ela vive agora um momento inédito: não pode receber visitas. Por causa das orientações no combate ao coronavírus, precisa ficar isolada no apartamento da 206 Sul. Ela não está gostando nada disso. Mas respeita as medidas restritivas.

Fake News fake

O blog CB.Poder foi vítima de fake news na semana passada. Alguém postou uma notícia errada — de que bares e restaurantes fechariam por causa do coronavírus — com o layout do blog, dando a impressão de que o erro era nosso. Por ironia, dias depois a notícia se confirmou. O Correio registrou uma ocorrência na Polícia Civil do DF.

Realidade

Muita gente ainda acredita que a pandemia de coronavírus é um exagero criado pela imprensa e por conspiradores. Mas, ontem, na Itália, o número de mortes não deixa dúvidas sobre o risco. Na região de Bergamo, norte do país, 793 pessoas perderam a vida.

Picaretagem

Só não vale querer faturar de forma ilícita com as necessidades dos cidadãos que estão em isolamento. Nesta semana, houve pelo menos duas malandragens no DF. Com o objetivo de assaltar moradores do Sudoeste, dois homens tentaram se passar por funcionários de um laboratório, paramentados para coletar material para exame de coronavírus. Além disso, ontem a Polícia Civil do DF descobriu um laboratório clandestino no Gama com produção de álcool em gel falsificado. Tinha 4 mil frascos prestes a serem vendidos.

Criatividade para driblar a crise

Mesmo na crise, é possível crescer nos negócios. Muita gente vai quebrar. Mas, com imaginação, pequenos empresários poderão sobreviver. O momento é de investir em atendimento remoto e entrega delivery.

Para vencer a solidão

Amigos têm feito festas virtuais. Cada um na sua casa, conversando e até jogando em chats coletivos.

60 anos com esperança

O Prêmio Olhar Brasília de Fotografia 2020, promovido pelo site http://www.olharbrasilia.com, vai celebrar os 60 anos da capital, com imagens representativas do Distrito Federal em cinco categorias: Brasília 60 anos, P&B, Cor, Memória e Júri Popular. Por causa do isolamento social, o site, criado pelas jornalistas Marcia Zarur e Samanta Sallum para valorizar as qualidades de Brasília, propõe que os participantes busquem fotos no baú de recordações, álbuns de família, façam fotos da janela, do quintal, do jardim, do céu. As inscrições são gratuitas.

Doação

A Ambev doou 75 mil potes de álcool em gel ao Governo do DF para distribuição na rede pública de saúde.

Mandou bem

De quarentena, sem poder fazer manifestações na rua, brasileiros foram para a janela aplaudir os profissionais de saúde que estão trabalhando pela cura dos pacientes com coronavírus.

Mandou mal

Dois dias depois da morte, parentes do primeiro paciente que perdeu a vida em decorrência da Covid-19 no Brasil afirmam que não foram submetidos a exames para testar o coronavírus. Aconteceu em São Paulo.

A pergunta que não quer calar….

As medidas restritivas adotadas pelo governador Ibaneis Rocha até agora serão suficientes para conter o surto de coronavírus no DF?

Enquanto isso…Na sala de Justiça

O sistema penitenciário é realmente um problema sério em tempos de coronavírus. Quem sai pode se contaminar e levar a infecção para dentro do presídio quando retornar. Quem está em regime semiaberto passa o dia fora e volta à noite, possivelmente com a Covid-19. A solução é soltar todo mundo? Não. Bandidos livres criam outro tipo de problema. É como disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em entrevista à Folha de S. Paulo: “Não podemos, a pretexto de proteger a população prisional, vulnerar excessivamente a população que está fora das prisões”.

Só papos

“Em nome da Câmara dos Deputados, peço desculpas à China e ao embaixador @WanmingYang pelas palavras irrefletidas do Deputado Eduardo Bolsonaro”

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pelo Twitter, sobre críticas do filho 03 de Bolsonaro à condução da China no surto de coronavírus

“Resumo do jornalismo brasileiro na pandemia: tigres com as falas do Bolsonaro. Gazelas com a brutal e criminosa omissão e negligência do Governo Chinês que gerou e agravou a pandemia”

Procurador regional da República Guilherme Schelb, que chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Educação no governo Bolsonaro