Liliane Roriz deputada
Liliane Roriz deputada Crédito: Edy Amaro/Esp. CB/D.A Liliane Roriz deputada

TRE adia novamente julgamento de Liliane Roriz

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

O Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) adiou, para a próxima quinta-feira (16), o julgamento da deputada distrital Liliane Roriz (PTB) por compra de votos e falsidade ideológica. Os crimes teriam ocorrido durante a campanha eleitoral de 2010. O atual relator do processo, desembargador Carlos Divino, justificou a situação com “problemas técnicos” ao presidente do TRE-DF, Romeu Gonzaga.

 

Caso condenada, a caçula de Roriz pegará 3 anos, 9 meses e 1 dia de prisão em regime semiaberto e multa de R$ 44,9 mil, podendo a prisão ser convertida em restrição de direitos. Cabe embargo de declaração no TRE-DF e, posteriormente, recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Imediatamente, Liliane ficaria inelegível, mas manteria o exercício do mandato como deputada distrital até o fim de 2018. A perda dos direitos políticos é concretizada apenas após a publicação do acórdão.

 

Em março de 2016, Liliane foi condenada no TRE-DF pelos mesmos crimes e recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Contudo, como surgiram testemunhas que confirmaram um segundo episódio de compra de votos, o MPE ramificou a ação. Este processo teve o julgamento iniciado em 12 de dezembro de 2016 e se arrasta até hoje.