Bancada do DF racha na aprovação de emenda que cria punição a juízes e promotores no combate à corrupção

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Em plena madrugada, quando o país ainda estava estarrecido pelo acidente aéreo com a equipe do Chapecoense, a Câmara dos Deputados aprovou projeto considerado um tiro de morte no combate à corrupção.

Os deputados incluíram no pacote de combate à corrupção uma emenda que prevê punição a juízes e promotores. Eles passarão a responder por crime de responsabilidade em casos em que se discutir excessos em investigações e processos.

A emenda de autoria do PDT foi aprovada às 2 horas da madrugada, por 313 votos a 132. A bancada do DF ficou dividida. Quatro deputados votaram a favor e quatro ficaram contra.

Nas redes sociais, a reação de quem trabalha no combate à corrupção foi grande.

O procurador Julio Marcelo, do Ministério Público de Contas da União, postou no Twitter: “Transformar projeto de combate à corrupção em projeto pró-corrupção e em perseguição a juízes e promotores é violência contra a sociedade”. Júlio Marcelo foi o responsável por denunciar no Tribunal de Contas da União (TCU) as pedaladas fiscais que levaram ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Presidente da comissão do impeachment na Câmara, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF) votou contra a emenda na madrugada. “Acredito que crimes de responsabilidade e de abuso de autoridade devem ser debatidos com maior amplitude e no âmbito constitucional através de PEC. Confio nas instituições”, argumenta.

Veja como votaram os 8 deputados do DF:

ALBERTO FRAGA (DEM) – SIM

AUGUSTO CARVALHO (SD) – NÃO

ÉRIKA KOKAY (PT) – SIM

IZALCI LUCAS (PSDB) – NÃO

LAERTE BESSA (PR) – SIM

ROGÉRIO ROSSO (PSD) – NÃO

RONALDO FONSECA (PROS) – NÃO

RONEY NEMER (PP) – SIM

O texto agora segue para o Senado.