Galeria dos Estados viveu o apogeu nos anos 1980

Publicado em Galeria dos Estados
Lojas da Galeria dos Estados, em outubro de 1977
Lojas da Galeria dos Estados, em outubro de 1977. Adauto Cruz/CB

Agora conhecida em todo o país por causa do desabamento de um viaduto no Eixão Sul, a Galeria dos Estados já foi um dos mais importantes e concorridos ponto comercial de Brasília

A passagem subterrânea entre o Setor Comercial e a parte alta do Setor Bancário Sul teve sua estrutura concluída com o Eixo Rodoviário (o Eixão), antes da inauguração da cidade. Mas, nos primeiros 10 anos, permaneceu abandonada.

Galeria dos Estados, julho de 1978. Foto de Lourdes Calvo/CB/D.A Press
Galeria dos Estados, julho de 1978. Foto de Lourdes Calvo/CB/D.A Press

A Galeria dos Estados, só ficou pronta e foi aberta ao público na segunda metade dos anos 1970. Logo se tornou um ponto de encontro dos brasilienses, que enchiam o espaço inclusive à noite e nos fins de semana, quando os setores próximos ficavam desertos.

Na área aberta, à sombra do Eixão, chegaram a funcionar três restaurantes com relativo sucesso, além das 70 lojas. Inicialmente, havia uma para cada unidade da Federação expor artesanato e outros produtos regionais. Algumas embaixadas também ocupavam pontos comerciais com a mesma finalidade.

A galeria começou a entrar em decadência nos anos 1990, com a falta de manutenção do espaço, a crescente violência e a forte concorrência dos shoppings.