img-240536

Por que o cérebro das mulheres é mais jovem?

Publicado em

Um homem e uma mulher com a mesma idade possuem cérebros diferentes. Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, chegaram ao resultado que indica que o cérebro de mulheres apresenta ser mais jovem comparado com homens da mesma idade, ao ponto de vista metabólico.

Resultados com mulheres em testes de raciocínio apontou que elas apresentaram melhores índices de memória e solução de problemas.
Esse estudo pode contribuir na compreensão de por que as mulheres em idade mais avançadas apresentam melhores probabilidades de manter a mente mais ativa do que homens.

O metabolismo cerebral necessita de água e açúcar. Os resultados apresentaram que as mulheres tinham, em média, 3,8 anos a menos do que as suas idades reais (cronológica), enquanto os homens tinham 2,4 a mais. Mulheres mais jovens, participantes da pesquisa, mostram o mesmo resultado.

Os próximos passos da pesquisa é entender melhor o que significam esses resultados. A busca por tentar explicar por que as mulheres não apresentam uma deterioração cognitiva grande ao longo dos anos (cérebros mais jovens).

Uma das hipóteses é que elas sejam menos vulneráveis à enfermidades neurodegenerativas.