257473c64a25d4dab3d6ace63603770f-2

Os porcos podem ser doadores de órgãos?

Publicado em

A procura por órgãos de doadores humanos é bem maior que a oferta. Muitos pacientes morrem durante os longos anos de espera. Os órgãos de animais poderiam suprir essa falta. Os porcos seriam particularmente indicados como doadores de órgãos, porque os seus órgãos correspondem em grande medida, em termos de tamanho e função, aos dos humanos. Além disso, esses animais podem ser criados em larga escala

Entretanto o sistema imunológico do homem reconheceria o sistema imunológico do homem reconheceria o do porco como estranho e imediatamente o rejeitaria. Por causa disso, começou-se a alterar geneticamente os porcos, de tal forma que suas células se tornem mais “humanas”. Em situações como essa, é preciso clonar animais em que faltam determinados genes, ou nos quais tenham sido implantados genes extras de origem humana.

2938-1548

O transplante de tecidos não-humanos ainda está relacionado a um outro perigo. É difícil impedir que os chamados retro-vírus instalados no DNA do animal, se ativem após o transplante para o homem., causando doenças. Hoje já são utilizadas válvulas cardíacas humanas defeituosas, mas elas são previamente tratadas, de modo que o vírus não contenham mais células vivas ou vírus.
2938-1548