4B https://www.apusm.com.br/2015/01/cronica-novos-velhos-por-maximo-jose-trevisan/

Pesquisa aponta que o envelhecimento é interrompido aos 105 anos.

Publicado em

Existe um grande mistério sobre a duração da vida humana e a possibilidade para aumentarmos o limite biológico. A Universidade de Roma publicou na Science informações que mudam algumas referências sobre o envelhecimento. Segundo o estudo, ao chegarmos aos 105 anos ocorre à interrupção do envelhecimento, sendo impossível afirmar qual será a expectativa de vida a seguir.

O estudo também revela que não existe um limite biológico para a vida humana. Realizada entre 2012 e 2015 com base em 3.886 pessoas na faixa de 105 anos de idade no mínimo. Os pesquisadores constataram que a morte está vinculada a idade, mas ao chegar nos 105 anos esse risco estaciona.

Um exemplo citado é que com 50 anos é três vezes maior a chance de falecer do que aos 30 anos, e ao chegarmos nas casas dos 60 e 70, as chances de falecer dobram a cada 8 anos. Chegando aos 100 anos, a possibilidade de fazer aniversário no ano seguinte é de até 60%.

Temos agora, segundo os pesquisadores, dados que sustentam sobre as taxas de mortalidade, e a constatação do papel da sobrevivência seletiva vinculado a saúde e indivíduos mais frágeis.