VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Razão

Como atributo inerente à natureza humana,  a razão leva o indivíduo a compreender o mundo ao redor, calcular soluções e riscos, ponderar sobre as alternativas possíveis, de modo a alcançar a melhor solução de um problema . Para Hegel, a razão governa o mundo.  Para Maquiavel, cabe ao governante, através da chamada razão de Estado, zelar pela segurança do próprio Estado. É justamente este atributo, ou mais precisamente a falta de racionalidade, a principal característica  que tem identificado os governos brasileiros nesta  última década . De outra forma como explicar o percurso descendente do país, em qualquer cenário que se analise, e que foi muito bem sintetizado  pela revista “The Economist”, mostrando um Cristo Redentor como um foguete caindo, com o título: Brasil estragou tudo. Para os autores principais dessa tragédia moderna, a culpa deve ser creditada à crise externa.  Ao situar o Brasil como vítima, tudo fica esclarecido, a razão é satisfeita e não se fala mais nisto. Um bom exemplo dessa irracionalidade que tomou conta do Estado está na formação do atual gabinete de governo.  O grosso dessa gente que, bem ou mal , vai gerir o país,  não tem qualificação para o cargo, não tem  comprometimento com quaisquer ideais republicanos não fazem questão de aprender que o público não se mistura com o partido ou com a ambição de indivíduos. Pior. Faltam técnicos para minorar os graves problemas que se anunciam para todos. Pior de tudo é que o própria maestrina dessa orquestra desafinada também não sabe por onde começar. Nessa pantomima de governo que o país que pensa e assiste essa encenação fica assustado.  Cada gesto ou movimento denuncia um improviso canhestro e impensado, onde a racionalidade parece ter escapulido para longe. Depois de empossar seu ministério e diante do gigantismo da crise que se alastra o certo seria a razão humana e de Estado pedirem uma longa e detida  reunião de emergência. Mas o que ocorreu foi o contrário. A debandada foi geral, cada um para um lado, inclusive a presidente que regressou  para seu refúgio de descanso à beira mar. Funcionou a razão, afinal é verão.

A frase que não foi pronunciada:

“Existe vida além do serviço público em Brasília”

Antônio Valdir Oliveira Filho, diretor superintendente do Sebrae-DF

Espera É um absurdo. Idosos que aguardam pelo transporte público nas paradas passam um tempo enorme até que algum motorista pare. Como não pagam, são rejeitados pelos condutores.

Férias Sugestão do leitor Heitor Medeiros.  Dias 26 – segunda-feira às 22 horas e 28 -quarta às 17h55 no TeleCine Premium (canais 161 e 661 na Net)GETÚLIO (Brasil, 2011) 97 min.E dias 28 – quarta-feira , às 22 horas e 30 sexta às 19h00 no Canal Brasil (canais 150 e 650 na Net)VERMELHO BRASIL  (Brasil 2014) 90 min. História da expedição de Nicolas Durand de Villegaignon que em 1550 liderou a fundação da França Antártica.

Empreendedorismo Movimentados eventos estão para acontecer em 2015 em Brasília organizados pelo Sebrae DF. Em fevereiro, de 25 a 27, Brasília sedia 3 mil empreendedores e 4 mil visitantes para o II encontro de franquias.

Progresso Amigos de Armando Monteiro chegam a Brasília para a posse.Lideranças sertanejas que apoiaram a campanha para o governo de Pernambuco marcam presença com alegria e esperança de mais recursos para o sertão. Adalberto Cavalcanti que ocupará o cargo de deputado federal afirmou que agora tudo está a favor para mais recursos e mais desenvolvimento econômico e social para o sertão.

Rouge Apesar da orientação para reforçar a segurança na embaixada da França em Brasília o efetivo continua o mesmo. Depois do atentado ao jornal de humor Charlie Hebdo as embaixadas francesas estão em estado de alerta.

Faz de conta Educação é brinquedo nas mãos de quem pode fazer alguma coisa. Primeiro definem horário integral sem dar condições mínimas para atender a demanda duplicada. Professores, instalações, horários. Agora o receio do senador Cristovam Buarque de que não haja verba para pagar o piso salarial conquistado pela classe.

Isso sim Depois mais uma notícia. Aumento da frequencia obrigatória no ensino básico. Projeto do senador Wilson Matos aumenta de 75% para 85%. São procedimentos administrativos óbvios que mostram a falta de rumo da Educação no país. Uniformes, horários, disciplina dos alunos, comprometimento, leitura obrigatória. O que é natural em outros países, aqui é necessário legislar. Pena quem nem assim dê bons resultados. A Educação no país ainda funciona graças à dedicação dos profissionais.

Assinte Quem frequenta o aeroporto desde o barracão azul fica horrorizado com a ganância. Cercar a área pública, urbanizada com verba pública e cobrar por volta de R$12 por hora parece um assinte recebido pela docilidade de sempre dos contribuintes da capital da República.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin