VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Gestão cidadã
Contrariamente ao senso comum,  governo eficaz não é aquele que faz obras monumentais e vistosas, mas aquele que busca manter a máquina pública operando com eficácia dentro das possibilidades e dos recursos  para bem servir à população.
Depois de um período de grandes e discutíveis obras públicas que oneraram o contribuinte e drenaram recursos vitais dos brasilienses,  talvez tenha chegado a hora de pensar numa gestão cidadã , mais focada na reestruturação do que já existe e valha a pena ser continuada, como é o caso dos Postos Comunitários de Segurança.  Os PCSs, custaram milhões de reais ao contribuinte e não podem ser abandonados e desativados ao sabor do que parece mais cômodo para a Polícia Militar.
  Da mesma forma é preciso reascender a credibilidade da população nos órgãos prestadores de serviços como a CAESB e a CEB. Estas estatais, juntamente com o BRB e o Metro não gozam de prestígio e de imagem positiva junto à população, justamente pelo modo como são administradas e pelo retorno incorreto que dão às demandas e reclamações da população.  Não é o caso aqui de gastar dinheiro público com publicidade institucional para melhorar-lhes a imagem junto ao consumidor, mas enxugar sua estrutura, racionalizar seus atendimentos, dando assim uma nova dinâmica e transparência aos serviços que prestam. 
Um bom exemplo é a CAESB, que já foi considerada uma empresa pública modelo, pela qualidade dos serviços que outrora prestava. Hoje,  esta estatal amarga uma das últimas posições no ranking nacional de empresas prestadoras de serviços públicos. A CEB é outro caso de empresa mal vista e avaliada pelos consumidores. Não bastassem as interrupções sistemáticas no fornecimento de energia, agora esta empresa resolveu também, devastar toda a área verde da cidade que esteja próxima da rede elétrica. Não seria melhor e mais adequado à uma cidade planejada e moderna ter sua fiação elétrica correndo por dutos subterrâneos?  Há quanto tempo defendemos isso!
Detentoras do  monopólio no fornecimento de água e luz, estas empresas, por razões inexplicáveis, foram ainda blindadas pela Justiça  contra as ações legais daqueles que se consideram lesados. Talvez uma Lei do Consumidor de Serviço Público recolocaria estas fornecedoras mais acessíveis para reclamações.

A frase que foi pronunciada:
“Estava tendo um pesadelo, então acordei e descobri que a realidade é pior que o sonho ruim.”
Bergman em O Ovo da Serpente

China 
Com a mão de obra qualificada, a China tem planos para levar adiante o crescimento industrial. Engenheiros alemães e de outras nacionalidade, que anos atrás gozavam de todas as facilidades para obter visto de trabalho naquele país, enfrentam grandes dificuldades para obtê-los.

Ainda China
Caso nosso país tenha interesse em sacodir o berço esplêndido e fazer daqui uma pátria realmente educadora, não haveria mais desemprego;. Investir em Educação para formar quadros próprios. Será que aprenderemos com a China?

No Rio
Quatro trens, com quatro vagões cada, vão transportar mais 48 mil pessoas no Rio de Janeiro. As composições foram desembarcadas no Porto do Rio vindas da China. A instrumentação é elétrica. Circuito interno de segurança, bagageiros, painéis de LED, ar condicionado são alguns dos confortos dos vagões. Por enquanto, só testes.
Programa
Está na hora de o governador Rollemberg dar uma incerta nos pontos de ônibus e sofrer um bocadinho com o povo. A experiência certamente vai parar no papel com novas determinações. Quem sabe até um trem chinês.

Honra ao mérito
Nada como o reconhecimento à dedicação e ao trabalho. Uma sessão solene em homenagem aos nutricionistas do projeto “Alimenta Saúde”. Trata-se de uma parceria do Conselho Regional de Nutrição e da UnB que capacitou o pessoal de empresas do DF que trabalham com alimentação. A presidente da Casa, Celina Leão foi autora da iniciativa de homenagear os profissionais.

Terra, água
Argileu Martins da Emater-DF e Jane Vilas Boas, do Ibram se reuniram para discutir o desenvolvimento de projetos sustentáveis no meio rural. Mesa redonda, com doze técnicos. Importante a nova fase da agricultura com o racionamento de água. Graças à tecnologia, os agricultores familiares no Núcleo Rural Boa Esperança  têm obtido forte economia  no uso da água.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin