VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

Hoje é dia de ouvir as ruas
                           
Reeleita com um pouco mais da metade dos votos válidos, num dos pleitos mais disputados dos últimos anos, Dilma Rousseff  segue acumulando recordes  negativos.  Nem bem iniciou seu segundo mandato, uma parte significativa da população já reverbera aos quatro cantos a palavra impeachment, esquecida há 22 anos.
Pelas mídias eletrônicas circulam, além dos chamamentos para hoje, na Esplanada,  abaixo-assinados pedindo a adesão para um possível processo de impugnação do  mandato. Há inclusive a sugestão para que a presidente simplesmente renuncie, pondo um ponto final na crise.  Acuada e sem o carisma de Lula ao lado até os  próprios companheiros de partido,  que não escondem em público, seu desencanto  com os rumos do atual governo.
A  presidente é hoje refém  do conjunto de políticas adotadas por sua  legenda nesses últimos anos e não há como desmontar ou voltar atrás no que foi feito. Não deram à ela a chance de governar pensando no país, e não no partido. Para piorar a situação, as manifestações que ocorrem por todo o país pelos chamados movimentos sociais  em defesa da  Petrobras e do governo, retratam abaixa adesão. São convidados como foram para a posse. Sem manifestação de vontade.       Para um governo que rola desenfreado  ladeira abaixo , a imagem do ex-presidente da estatal ,  Sérgio Gabrielle discursando em ato em defesa da Petrobras, soa como um escárnio para a população.
 Hoje é dia de grito do povo. Será ouvido?
 A frase que foi pronunciada:
 “Para um Estado, que quer ser respeitado no exterior, forte e inquebrantável no interior, não existe bem mais precioso e digno de defender e preservar do que o sentimento de justiça nacional.” 
Rudolf Von Ihering, 1818.
 Hoje
Horrorizado com a banalização da violência nas escolas o pedagogo Gonçalo Pires, do Grupo Saraiva, escreveu um artigo sobre a transformação em espetáculo na web de cenas ocorridas nas escolas públicas de todo o país. Entre 3 mil pessoas com mais de 16 anos, 89% afirmaram que há muita violência em escolas públicas. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação.
 
De casa para a sociedade
Pela Internet é possível assistir centenas de imagens de jovens brigando. Meninos e meninas. A euforia dos espectadores é assustadora. Os likes nos vídeos significam apoio às imagens. Gonçalo Pires termina o artigo lembrando a função da família e da escola para o aprendizado da vida em sociedade. 

E agora?
Invadindo a privacidade dos clientes, a Vivo vende produtos da Super Nanny brasileira. Diz a mensagem que a operadora tem um assunto muito importante: Educação.
Suplício
Em Vicente Pires, na  rua 6  fica a oficina Simplício . Quando chove é tanta água  que o lugar já é chamado de rio da rua 6.
 Plantar
Professores da UnB receberam recomendação para não imprimir a ementa dos cursos. Contenção de gastos. Poderiam economizar também nas cópias de livros.
 Novidade
Food Trucks são a grande novidade na cidade. Com preços acessíveis e alimentos saborosos, a ideia da lanchonete de quatro rodas é cada vez mais prestigiado pela população da cidade. 
 Abordagem
Um prédio da  403 Sul  conta com dois seguranças armados. A violência era tão frequente os moradores precisaram agir para fazer valer o que seria obrigação do Estado. 
 Terracap
Cidade Digital com edital lançado em 14 de maio de 2013 seria instalada em uma área de 96 hectares perto da Granja do Torto contaria com 25 mil empregos diretos. 
 Como funcionará
A Lei Orgânica do DF prevê que a escolha dos administradores das Regiões Administrativas deve ser por participação popular. Dentre os três  mais votados pela população, um será escolhido pelo governador.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin