VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com  ;  arigcunha@ig.com.br  

Senador por Brasília
Eleito com o expressivo número de mais de oitocentos mil votos, o senador Reguffe (PDT-DF) vem se confirmando como uma boa surpresa no mundo da política, principalmente para Brasília .  Ao tomar posse renunciou as benesses do cargo, cortou gastos, reduziu em um quinto o número de assessores, abdicou do auxílio-moradia , dos gastos com motoristas e outras mordomias.
Ao adotar a estratégia de  economizar para o contribuinte, o político tem sido retribuído na mesma proporção com uma avalanche de votos, contrariando seus adversários que o consideram demagogo e sem conteúdo.  Ciumeiras a parte, ao assumir o  posto no Senado,  não perdeu tempo. Conforme informa o Portal Atividade Legislativa da Casa, Reguffe  já apresentou oito propostas de Emenda à Constituição, três Projetos de Lei do Senado e três Projetos de Resolução.  Na contra mão do desejo de muitos dos seus colegas, Reguffe  apresentou a  PEC nº 10/2015 que torna o alistamento e o voto, facultativos. Reconhece , enfim, que esta conquista é um direito do cidadão e não uma obrigação que pode ser alvo de penalidades e sanções.
Na PEC nº 2 o senador propôs o fim da cobrança de tributos sobre medicamentos destinados ao uso humano, sob a justificativa de que  os fármacos, para o consumidor, não podem ser considerados como mercadorias . Na PEC nº 3 o senador propôs o fim da reeleição  ilimitada para os cargos públicos nos Legislativos, argumentado que política não é profissão e necessita ser permanentemente oxigenada com novos personagens. Na PEC nº 4 Reguffe  propõe o fim da reeleição para Presidente da República, Governadores de Estado e para o Distrito Federal.  
Boa iniciativa também é a proposta apresentada na PEC nº 5 que condiciona a posse de Senadores, Deputados Federais, Estaduais e Vereadores em cargos do Poder Executivo à renúncia ao mandato. Trata-se aqui de medida  moralizadora que põe fim a velhas práticas que enfraquecem o Poder Legislativo, retirando-lhe sua prerrogativa fiscalizadora. Na PEC nº 6 o senador propõe o fim da exigência de  filiação partidária para os brasileiros que desejem se candidatar . Em sua justificativa o senador diz: “Exigir a filiação a algum dos quase 40 partidos existentes no Brasil é impedir que as pessoas exerçam plenamente a sua cidadania, por meio do direito de ser votado.” 
Na Proposta de Emenda à Constituição nº 8 Reguffe  requer a revogabilidade de mandatos (recall) políticos no Brasil, sob a argumentação de que o mandatário que não honrar todas as suas propostas e compromissos com o eleitor perderá o mandato.
Na Proposta de Emenda nº 9 o senador brasiliense propõe a adoção do voto distrital puro para o sistema eleitoral do país, sob a justificativa de que esta modalidade aproxima o representante do representado, tornando o sistema mais legítimo.
“Qual é o compromisso que tem que ter o Poder Legislativo? É tentar melhorar a vida real do cidadão”, disse o senador Reguffe resumindo a que veio.

A frase que não foi pronunciada:
“Para quem morre afogado, até tubarão serve de boia.”
Frase no ar

Retrato
Quem tem nível médio ou superior confia mais nos genéricos. A grande responsabilidade pela venda dos medicamentos genéricos está nas mãos do farmacêutico. Além de ser conhecido pela comunidade esclarece melhor sobre a escolha ,vantagens e preço. A pesquisa foi feita por estudantes de Turmalina, em São Paulo.

Invasão
“Malditas sejam todas as cercas” dizia a faixa segurada por uma das  3 mil famílias encaminhadas para invadir a fazenda do senador Eunício de Oliveira, no município de Corumbá de Goiás.  Depois de seis meses acampadas a ordem de despejo foi expedida pelo juiz da Comarca de Corumbá, Levine Artiaga.

Sujeitos da história
Artigo importante para a Educação no Brasil é assinado pelo professor Sílvio M. Nascimento. Ele conta a experiência de Dom Francisco Xavier Rey contra o analfabetismo dos ribeirinhos no Vale do Guaporé (futuro estado de Rondônia) que teve início nos anos 30.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin