VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br 

  
Saudades da Educação Moral e Cívica
Notícia publicada neste jornal dando conta de que o deputado  Rogério Carvalho (PT-SE) cedeu o apartamento funcional para alojar um contingente recrutado para reforçar a claque na cerimônia de posse da presidente Dilma é reveladora. Esse partido parece que se alimenta de mercenários. Somado a isso fica estampada a dificuldade recorrente em separar o que é público do que é privado. Situação lamentável para quem prega um Brasil como pátria educadora. Para quem já educou alguém sabe que o exemplo é fundamental. Dona Dilma Rousseff terá um trabalho hercúleo pela frente com parte de seu staff.  Pedagogo e filósofo René Hubert afirma que  a educação “é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade.” Sob a ótica de que os fins justificam os meios, esse partido tem protagonizado , ao longo dos últimos doze anos, os maiores vexames quando o assunto é ética e educação no trato da coisa pública.  Neste, como em outros casos semelhantes, o exemplo foi colhido diretamente no comportamento observado nos altos escalões da legenda. A desenvoltura e a falta de cerimônia como têm sido utilizados  os espaços públicos para atender apenas as necessidades do partido e dos seus integrantes, são sintomáticos de um modus de agir ainda impregnado de ranços primitivos de fazer política e, pior ,emitem sinais claros, de cima a baixo, de que essa é a orientação geral para todos. Não é por outra razão que vemos a presidente e seu antecessor  utilizando os Palácios  do Planalto e do Alvorada como comitês do partido, conforme noticiado ad nauseam  pela mídia. Não é por outra razão também que as empresas públicas, todas elas,  foram transformadas em valhacouto  de asseclas partidários. É esse modus operandi, na qual a legenda e seus  desígnos  tem se sobreposto ao estado republicano , num vale tudo disforme , que tem levado o país à atual encruzilhada em que se encontra. Nesta espécie de patrimonialismo institucionalizado nem as forças armadas tem escapado. A utilização de aviões, helicópteros, lanchas e outros meios de transportes das FA , bem como suas bases, como é o caso da base de Aratu, transformadas resorts de luxo e segurança, onde chefes de estado gozam de lazer em companhia de seus familiares e amigos. Tudo pago com o dinheiro público e coberto pelo sigilo dos cartões corporativos.
A frase que foi pronunciada:
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
Immanuel Kant

Coerência
Por falar em Educação a meninada da França e Alemanha não tem a chance de acompanhar pelos canais de TV essa barbárie que é o UFC.
 
Qualidade
UnB é referência nacional em engenharia automotiva. No campus do Gama há laboratórios credenciados pelo Inmetro e de inspeção veicular além do corpo técnico altamente capacitado. O resultado é o projeto dos Rops sigla em inglês (Estruturas de Proteção Contra Impactos de Capotagem). Sucesso total onde os estudos serviram para novas regras de segurança adotadas pelo CONTRAN em cabines de veículos utilizados em atividades de mineração.
Um passo
Mujica conquistou o povo porque além da simplicidade tem paciência para ouvir. Nessa linha o governador Rollemberg adota o Facebook como canal de comunicação. Sua assessoria vai se valer do canal de comunicação para ouvir a voz do povo.
 

Sem assessoria
Uma pena a comunicação da Escola de Música de Brasília ser tão ruim. Com ensaios que poderiam ser anunciados, palhinhas de renomados músicos de todo o mundo, o local fervilha cultura. Mas a inoperância em compartilhar as informações restringe o público.

Duradoura
Acabou o mistério. Um dos  ganhadores da MegaSena da Virada, morador de Brazlândia, já foi retirar o prêmio. Agora é torcer para que ele use a alegria com sabedoria.

Superfaturado
Ninguém melhor do que o governo para cobrar débitos. Mas e quando o devedor é esse mesmo governo? Os terceirizados não receberam 13º salário, vale alimentação e vale transporte. O que precisa acabar é o governo pagar às empresas 3 vezes mais do que elas gastam com os trabalhadores. Não há dinheiro que chegue!
Transtorno
Várias regiões de Brasília sofreram coma sobrecarga de energia durante as chuvas. A CEB respondeu que tratava-se de um cabo partido e que tudo foi resolvido. Sobraram apenas os prejuízos com eletrodomésticos queimados. A ANEEL define as regras para o ressarcimento. O primeiro passo é pedir a presença de um técnico para atestar o ocorrido.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin