VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Vazamento de óleo na Praça dos Três Poderes   Decididamente,  as ideias  e falas do governo federal divergem dos fatos.  No caso do escândalo da Petrobrás,  melhor seria para os membros do governo que fizessem silêncio, deixando as declarações apenas para os comprovadamente acusados.   Contudo é preciso separar o silêncio da prudência ,  do silêncio criminoso da omertà ,  característico das organizações e partidos controlados por mão-de-ferro.  O assunto vem a propósito das declarações e teses marteladas pela presidente Dilma e outras autoridades do governo  desde que estourou o escândalo do momento. Em frente às câmeras, Dilma chama para si e para seu partido, a iniciativa pioneira das investigações, ameaçando genericamente todo mundo, com o lugar comum : “não ficará pedra sobre pedra”. Em outra oportunidade, diz com ar de desprezo pelas evidências, que a rapinagem foi culpa do governo passado de FHC. Nos bastidores, porém, um Planalto acuado e cheio de maus presságios, mobiliza os principais órgãos públicos ligados ao poder Executivo (CGU e Ministério da Justiça) para fazer com os fatos o mesmo que vem fazendo , a tempos, com as contas públicas:  a maquiagem da verdade.  Em outra frente, o governo se movimenta para furar o casco do barco da CPI da estatal. Quer, providenciando as perguntas de antemão para os convocados, blindar nomes ou simplesmente indicar parlamentares  submissos para sabotar relatórios da Comissão. Na sanha de tentar estancar o vazamento de óleo na Praça dos Três Poderes, o governo  envolve, inclusive,  o TCU nas maquinações sobre um possível perdão às empresas envolvidas.  Correndo por fora, o ex-presidente Lula organiza, por todo país, atos em “defesa” da estatal,  nos quais  lança sobre as elites e à imprensa, as responsabilidades sobre o descalabro da rapinagem.

Frase que foi pronunciada:   “O principal objetivo de um governo virtuoso é permitir que os cidadãos possam viver sem a sua ajuda.” Alexis de Tocqueville, filósofo francês

Alternativa  Estante virtual é um portal de compra com bastante opções para livros que chegam a custar R$10. Vale à pena.   De volta  Fazia tempo que as margens do Eixão nao traziam a miséria estampada no gramado.  Novas familias debaixo de lonas voltaram.

Interesses Volta e meia a imprensa estampa manchetes que induzem ao aborto como solução dos problemas. Grávida que voltou para a França para abortar disse: “ Aqui tenho que mentir.”  A essa altura as organizações que dizem proteger as mulheres discretamente se regozijam. A contracepção que é mais barata, quase não dá lucro, é infinitamente mais segura fica em um plano invisível.

Inflação Taxa de Desemprego em Brasília cresce. Segundo pesquisa da Codeplan o índice que mostra a diferenca ainda é ínfimo. Mas na prática só se houve falar em demissões. A meninada do primeiro emprego aceita qualquer coisa. Estágios pagam pouquíssimo jogando grande responsabilidade nas costas dos estudantes. Nada boa a situacao para quem quer trabalhar honestamente na capital da República.

Às claras  Hoje a Associacao dos Juízes Federais do Brasil deixou o recado no cafezinho do do salao verde da Câmara dos Deputados. A Agenda Politico institucional desse ano que reune todas as demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da entidade. Nao chega a ser um lobby, mas é bastante transparente.

Pelo telefone  EBC – Pura gentileza o funcionário Rafael Guimarães da EBC. Para um pedido de informação sobre a Voz do Brasil, que não é a área dele, só sossegou quando deu o encaminhamento completo ao interlocutor. É de gente assim que o governo precisa trabalhando para atender todos os contribuintes, eleitores e cidadãos.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin