VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Mercado e política

Para a infelicidade dos ideólogos de qualquer matiz, principalmente da esquerda, o fato de os mercados  reagirem com oscilações bipolares às manobras dos governos na economia,  não significa que eles possuam uma identificação de propósitos com qualquer  aspecto político.  Para o mercado, a bandeira que importa é o lucro. O lucro sem expiações e sem remorsos é o combustível que aciona o mercado, o restante é especulação. Dessa forma , culpar o  mercado pela má fase atravessada pela maior empresa estatal do país, apenas reforça o modus operandi do partido no poder de sempre terceirizar a culpa pelos próprios malfeitos . O rebaixamento dos ratings globais da Petrobrás pelas agências de avaliação de risco, colocando-a no último degrau antes de atingir o grau especulativo, espécie de purgatório, nada tem haver com os olhos vermelhos desse governo. No mesmo sentido, de nada adianta culpar a mídia por uma pretensa campanha diária de difamação contra a Petrobrás. A mídia, na sua grande maioria, está atrás dos fatos e não à caça de militantes. Para azedar o ambiente, o grande irmão do Norte entrou como coadjuvante na ópera dos escândalos da Petrobrás e, ao tomar a defesa de seus compatriotas que também investiram na empresa. Nesse caso, o imbróglio pode resultar na suspenção do direito da empresa de negociar suas ações na Bolsa de Nova York . A tempestade perfeita para empresa resultaria então da junção de fatos reais como a prisão de alguns de seus diretores;  o rebaixamento à condição de empresa com grau especulativo e a vedação da empresa de transacionar na mais importante Bolsa de Valores do planeta . Soma-se à este dilúvio eminente o fato, também real, da queda brusca no valor do barril de petróleo em todo mundo, inviabilizando economicamente a extração de petróleo nas camadas profundas do pré-sal . Para piorar um pouco mais as coisas o banco inglês HSBC foi apanhado de calças curtas pelas autoridades suíças, acusado de lavar dinheiro de figurões encrencados com a justiça pelo mundo afora. Nada menos do que 8,7 mil contas são de brasileiros, inclusive de pessoas envolvidas no atual caso do Petrolão. Se mercado e política são dissociados, o mesmo não se pode dizer de especulação e ideologias  que agem em consonância apenas para tumultuar o ambiente de negócios.

A frase que foi pronunciada:   “Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito.” (Cardeal de Retz)

Alegria

Criatividade sempre foi aliada de perseguições políticas ou falta de verba. Por isso os blocos de quadras (e não ruas) de Brasília fizeram tanto sucesso.  Bonecos enormes lembram o boneco do governador ainda candidato, Rollemberg. É a alegria antes que 2005 comece de verdade.  Nota

Nas regras do Bolsa Família constam  contrapartidas, também chamadas de condicionalidades. Acompanhamento de saúde da criançada até os sete anos e grávidas que precisam fazer o pré-natal. Na Educação, infelizmente a única exigência é a presença na sala de aula, e nao as notas.

Início

Capivaras enormes sobem e descem nas residências com gramado na beira do lago. Assim como os jacarés trazidos do pantanal, as capivaras foram soltas quando pequenas por moradores da cidade. 

EnfimJustiça seja feita. Tantas reclamações funcionaram. Os aviões da GOL trazem mais espaço aos passageiros. E mais. O atendimento nos balcões está mais humanizado.

Muda já Obesidade e pressão alta- Falta uma regulação mais rígida no controle da quantidade de sódio e açúcar nos alimentos. As crianças são as que mais sofrem.

Não científica Mais uma vez o teste para avaliar a capacidade de discernimento da população. Começa o marketing com estímulo à compra de ações da Petrobras. Interessante que a carteira de investimentos é a Empírica.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin