VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br                                       

Expectativa pela festa da boa gestão   É na adversidade que se conhecem as verdadeiras lideranças . A tarefa de arrumação geral que coube ao novo governador eleito do Distrito Federal pode não ser muito diferente do vem ocorrendo com outras administrações país afora, atoladas em dificuldades e dívidas, mas, sem dúvidas, tem que ser realizada sob pena de provocar estragos ainda maiores, inviabilizando sua gestão ainda no início da largada. Depois de um governo que se mostrou desastroso e  que ,por isso mesmo, foi ejetado pela população ainda no primeiro tempo da eleição, restou à nova administração não só consertar os estragos deixados pelo antecessor , mas buscar meios para evitar a paralisação dos serviços essenciais, incluídos aí, os salários de milhares de servidores da capital. Os cortes nas despesas e o enxugamento da máquina, o emprego da racionalidade e outros métodos reconhecidamente eficazes de gestão , podem não render popularidade a curto prazo e até servir de  alvo de críticas daqueles que foram empurrados para o oposição,  mas, é a única garantia que resta à população de que a capital segue funcionando. Neste sentido, qualquer medida de cortes , seja na redução da frota de carros oficiais, seja no corte de cargos comissionados é sempre bem vinda . Mais difícil neste processo de reorganização administrativa talvez seja acertar o ponto exato, estabelecendo um justo equilíbrio entre sanear a máquina pública sem penalizar o pobre contribuinte , evitando ao máximo depositar nas costas de quem já paga por serviços nunca oferecidos ou o custo da solvência. A crise atual nas finanças do GDF talvez represente uma ótima oportunidade de aprendizado para o novo governador. É na escassez de recursos que surgem soluções criativas e econômicas e quando se vislumbram, com mais nitidez os ralos e hábitos perdulários, por onde escoam os recursos públicos. É em momento como este que ficam mais  visíveis a inutilidade irresponsável de torrar dinheiro da população com festejos, queima de fogos, desfiles, corridas e outros gastos inúteis.  O que a população necessita não esta presente nos estádios, autódromos e sambódromos . A festa que a população aguarda é a da oportunidade de usufruir uma boa gestão que viabilize o acesso aos hospitais, escolas, transportes e outros bens necessários à  cidadania plena.  A frase que foi pronunciada: Tributo ao livro  “O sumo prazer humano/Sente o ser que é seduzido/ Não apenas pela leitura/Mas, sobretudo, pelo livro Porque o livro é o corpo/E a leitura, o espírito…!” Bruno Bezerra

Bem vindos   Chiquinho Dornas, com 55 anos de Brasília criou no Facebook o grupo “Brasília das antigas que amamos muito”. Uma delícia de momentos rever imagens da cidade quando todos se conheciam. Prazer enorme ler textos inteligentes de brasilienses que amam a nossa cidade e querem divulgar e conhecer fatos e fotos, casos e acasos, acontecidos em Brasília.  Lembrete   Vale um aviso .Este grupo é aberto e participa quem quiser. Só não são aceitas fotos e assuntos que envolvam: política, religião, pornografia, comércio e propaganda. Vale a pena conferir e desfrutar de momentos registrados em belas imagens e mensagens postadas pelos participantes.  Sinais   Capitão Alden José, da PM baiana elaborou uma cartilha reunindo dezenas de tatuagens de criminosos e cada significado das imagens. O interessante do estudo é que o significado dos desenhos é universal e permite que os criminosos se comuniquem apenas pelos desenhos.

Projeto Alunos Solidários

Em Irecê na Bahia a escola Municipal Luiz Vianna Filho conseguiu resgatar mais de 60 alunos que se afastaram das aulas. Os próprios alunos se reúnem na residência do colega faltoso, conversam com os pais e levam a situação para a direção que resolve o problema da melhor forma.

Age faz Patrícia Melasso, Superintendente de Operações da Agefiz, explicou em entrevista que não é o fato de ser mulher que lhe dá mais segurança para encarar invasores de área pública. São os 20 anos de experiência que permitem enfrentar pedras e coquetéis molotov com calma e firmeza.  Mini idosos          Chega o recado do hospital Albert Einstein. Cresce assustadoramente o número de crianças em idade escolar com o “mal silencioso”, ou pressão alta. Como conseqüência de uma vida desregrada, excesso de sal e sem atividade física a meninada está com hipertensão. É preciso um monitoramento para o diagnóstico precoce e mudanças nos hábitos.  

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin