VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br         

Interina: Circe Cunha         
Colaboração Mamfil  

É na crise que os amigos se revelam
 
Nas relações internacionais o convívio harmonioso entre os países é tarefa das mais delicadas e instáveis que existe. Muito mais do que entendimentos institucionais entre Estados,  a política de boa vizinhança deve levar em conta que, por trás dos governos, é encontrada uma miríade de gentes de todo tipo. Com cultura própria e aspirações humanas comuns à toda espécie do planeta.
Portanto, a crítica à postura de algum país com relação ao modo escolhido, por cada um, para  enfrentar seus problemas internos é sempre uma tarefa que exige a sensibilidade de poetas.
Quando na busca de resolver seus problemas  internamente, esses mesmos países passam a desprezar as mais elementares  regras de relações humanas e civilizadas,  a questão passa a ganhar dimensões preocupantes. Basta ver , que em pleno século XXI , já não se pode conceber violações dos direitos humanos, vindas justamente de Estados que integram  e são aceitos como membros de  países ricos.  Esse parece ser, numa primeira análise, o comportamento adotado pelo governo da Hungria com relação a crise de refugiados e a pressão feita em suas fronteiras pela grande massa de pessoas desesperadas que fogem da guerra na Síria e em outros conflitos pelo mundo.
 O tratamento dispensado à esse contingente de aflitos tem causado indignação mundo afora, mesmo conhecendo as limitações e a situação geopolítica daquele país. O caso que começou pela divulgação de ocasional de imagens mostrando a cinegrafista húngara chutando e dando rasteira contra refugiados em fuga. Crianças e velhos não foram poupados, numa ação desumana e inconcebível mesmo para uma militante de um partido de extrema direita. Se a ação individual não poder ser extensiva aos húngaros de modo geral, a sequência dos acontecimentos e de ações vindas de  suas lideranças políticas mancha a reputação desse povo e reascende no mundo civilizado episódios históricos vergonhosos do alinhamento desse país às forças do Eixo nazi-facista  durante a segunda grande guerra e a perseguição aos judeus, ciganos e outras minorias durante aquele triste período.  Nas mesmas imagem em que se veem guardas fronteiriços lançando pães, como quem joga comida aos animais à multidão, mostram também um cartaz escrito às pressas com os dizeres: “ Não queremos sua água e sua comida , queremos passar em paz”.
A construção de cercas e alambrados ao longo da fronteira, mais do que reminiscências dos campos de concentração, revelam um lado desta questão que parecia adormecido para todos. A despeito da falta de sintonia e colaboração dos demais países do eurobloco , a atitude do governo húngaro tem sido indesculpável. O próprio secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sempre reticente em suas declarações considerou “inaceitável” a forma como aquele país vem tratando os migrantes e refugiados. Também o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) vem criticando as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. Não se trata aqui de uma critica ao valoroso povo húngaro, mas de apontar as falhas de um modelo de conduta repulsivo por parte de seus governantes, principalmente num momento trágico para milhões de refugiados.
 
A frase que não foi pronunciada:
“ A verdade é que governo e base aliada querem rir com a minha dentadura.”
Contribuinte pagando as contas.
 
Faz sentido
Chega a pergunta do Rio de Janeiro com a letra de Jorge Farah. Compra de voto não é crime? Então como é que a presidente Dilma oferece a volta da CPMF como barganha para votarem nessa proposta?
 
Segredo
Lincon Silva concordou com a dica da coluna para clientes insatisfeitos com a rede bancária. Uma ligação descrevendo o fato e dando o nome dos funcionários é a melhor solução. Ele conclui a missiva: Pelo o que percebi, ter a atenção chamada pela Ouvidoria, pelo menos na CEF, gera algum demérito que afeta os pedidos feitos ao Papai-Noel do próximo Natal. Funciona.”
 
Carta do leitor
Devido a problemas no ambiente tecnológico de processamentos de
loterias, o sorteio e a apuração dos ganhadores do concurso 3872 da
Quina que seria realizado dia 31/8, foi adiado para o dia 01/9.
Lembrei-me do caseiro Francenildo que teve quebra ilegal de sigilo
bancário dentro da CEF, que resultou à época na  demissão do Ministro
da Fazenda Antonio Palocci. Nestas águas apodrecidas que a nau
(Brasil) está mergulhada, será que dá pra confiar nas loterias da
Caixa?
Caro Renato Prestes, o senador Álvaro Dias vai gostar de conversar com você.
 
55 anos
Recebemos do administrador do Lago norte  Leandro Casarin um convite para a inauguração da Praça da Acessibilidade. Amanhã,  dia 21, às 10h. Ao lado do Centro de Saude 10.
 
Lixões
Apesar de ser lei os prefeitos e governadores precisam discutir formas de fazer valer o fim dos lixões. A Comissão de Meio Ambiente vai receber, a pedido do senador Jorge Viana, convidados para audiência pública para discutir o assunto. O prazo dado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos passou para 2018. Temos que cobrar explicações e colaborar na construção de uma estratégia para acabar com os lixões”, justifica Jorge Viana.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin