VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br         

Interina: Circe Cunha         
Colaboração Mamfil

Lembrete para as próximas eleições Com o impostômetro rodando atualmente na casa de R$ 1,45 trilhão, a velocidade  voraz com que são sugados os recursos dos cidadãos tende a aumentar, à medida em que o  Estado gigante cambaleia , ameaçando colapsar de vez. Curiosamente foi o que ocorreu também , dois mil anos atrás, com o Império Romano, abrindo passagem para as teses revolucionárias do cristianismo, durante a maior parte da chamada Idade Média. O problema com superestruturas, está justamente nas bases. Uma vez comprometidas as fundações, todo resto vem a baixo , esmagado pelo peso próprio. Temos, assim a situação paradoxal, também encontrada pelos astrofísicos na formação e destruição das estrelas, de um estado hipertrofiado, que ameaça desabar sobre nossas cabeças. Até 31 de maio, ou seja, durante cinco meses, os brasileiros, principalmente os da classe média e de baixa renda, trabalharam apenas para pagar impostos diretos. Pelo resto do ano, os impostos continuarão sendo cobrados de diversas outras maneiras. Impossível escapar dessa bolha.  No gigantismo do Estado, do tipo capitalismo estatal, ou mais precisamente na chamada “nova matriz econômica”, é onde são alimentados os tigres que vão devorando as finanças nação. Nesta situação, onde tudo pode ficar ainda pior na sequência, o sorvedouro dos esforços nacionais é acelerado ainda pela introdução de um novo catalisador da crise: a corrupção forjada no próprio seio do Estado, (corrupção estatal). À essa nova modalidade  espraiada não só  por toda a máquina pública , vem se juntar as forças de outros poderes da República. Usando de todos os recursos que imaginação põe ao dispor dos homens, nossos líderes cuidam de escalpelar o cidadão quer na forma legal dos impostos e taxas, quer sob a forma ilícita da corrupção  desenfreada,  gestada dentro do próprio Estado. Não é por outra razão que, pelo quinto ano consecutivo, o Brasil ocupa o último lugar,  entre os 30º países com as maiores cargas tributárias do planeta, onde o retorno de bem-estar à sociedade é o pior de todos. O Chamado Índice de Retorno de Bem-estar à Sociedade (Irbes) , traduz em números o que o brasileiro sente na própria pele,  quando busca amparo do Estado nos hospitais, escolas, transporte e segurança pública. Entre o caminhão de impostos e os serviços prestados aos cidadãos, estão, de um lado, nossos representantes legítimos, com suas malas executivas, meias e cuecas, bolsos, bolsas, contas internacionais cheias de dinheiro. Na outra ponta, ficam os brasileiros exauridos  até os ossos.

A frase que foi pronunciada: “Nem se Hércules dedicasse os seus doze trabalhos à aprovação desse plano, com Zeus no governo, ele passaria pelo Congresso do Olimpo” Arthur Virgilio Bisneto, deputado e vice-líder do PSDB na Câmara, sobre as medidas orçamentárias e fiscais anunciadas por Dilma

Prestigie Nesse sábado começa o II Festival Hip Hop na Fercal, à 16h. A vibração dos moradores é grande. “O local nunca havia recebido um evento dessa natureza” diz sem conter a alegria o presidente da Associação Cultural Azulim e coordenador do Festival, Iranildo Gonçalves Moreira. A surpresa só nossos leitores saberão. Um mega mural pintado pelos artistas locais ficará de presente para a Feira da Fercal.

Meio Além da Amazônia, que merece a atenção do país, os governadores precisam proteger  a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal se quiserem água no futuro. Caixa, Ministério do Meio Ambiente e da Justiça lançaram um edital para projetos de recuperação de Áreas de Proteção Permanente em regiões de nascentes e margens de rios. Em princípios foram 18 regiões que vivem em situação d insegurança hídrica.A ministra Izabella Teixeira garantiu transparência nos resultados “ de quanto foi plantado e restaurado e como isso dialoga com a produção de água em cada propriedade, reconhecendo os serviços ambientais que esse produtor no futuro dará para a região”.

Ambiente Aguardada em Berlim, a visita da presidente Dilma para tratar de assuntos bilaterais com a chanceler Merkel. Pela Europa a Alemanha foi a primeira a se preocupar com o meio ambiente tendo instituído os Partidos Verdes desde os anos 80. Resta saber se o Brasil vai manter o compromisso de descarbonizar a economia

Movimento O 2.ºFestival DF Hip Hop será iniciado  neste sábado (26/09), `as 16h, na Fercal “por se tratar de uma cidade com características rurais que até então nunca recebera um evento desta natureza e com graves problemas ambientais”, explica. Ele também revela que artistas do grafite pintarão um mega mural que ficará de presente para a Feira da Fercal.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin