VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Interina: Circe Cunha Colaboração Mamfil

Conselhos Tutelares permanecem desprestigiados Pela importância do trabalho social que desempenham , num país em que os conflitos pessoais, não raro, terminam de modo trágico , os Conselhos Tutelares deveriam merecer melhor atenção por parte das autoridades . Sobretudo quando se constata que mais de 20 mil menores infratores estão hoje , atrás das grades, no cumprimento de sentenças judiciais por envolvimento em crimes de vão do tráfico de drogas à homicídios. Segundo estudos do Mapa do Encarceramento, o número de menores infratores vem crescendo a uma taxa de mais de 5% ao ano. Instituídos a cerca de 15 anos , na esteira do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ,os Conselhos Tutelares tem como principal missão a proteção dos direitos dos menores. No Distrito Federal dos 40 CT implantados, mais da metade continua ainda funcionando em condições de penúria, na base do improviso, em salas exíguas, emprestadas pelas Administrações Regionais e outros órgãos do governo. Em muitas localidades o pleno funcionamento só se realiza graças à iniciativa e a boa vontade dos próprios Conselheiros. Há notícias de que, por falta de local apropriado para as audiências, o atendimento de crianças adolescentes e familiares é feito em estacionamento e mesmo debaixo de árvores. Em algumas localidades são os próprios funcionários que se cotizam custear a compra e a instalação de equipamentos, como de ar condicionado e computadores . Na segunda-feira dessa semana a Câmara Legislativa, por iniciativa do deputado Reginaldo Veras (PDT) , foi realizada uma audiência pública para debater as principais reivindicações trazidas pelos Conselheiros. Além da precariedade das instalações, falta de pessoal e de equipamentos, os conselheiros reclamaram ainda insegurança para desempenhar certas missões , havendo até quem sugerisse que a Câmara Legislativa apresente projeto de lei garantindo direitos trabalhistas à esses profissionais. Com a perspectiva de aprovação, irrefletida, da redução da maioridade penal , pelo Congresso, a situação grave dos menores infratores no Brasil, pode piorar ainda mais, empurrando para um futuro distante um

problema, que deveria ter solução imediata, para o bem do país e da própria sociedade.

A frase que foi pronunciada: “Artigo 85 da Constituição Federal. É só ler!” Faixa na Esplanada dos Ministérios

Apelo Senadora Ângela Tebet apela ao ministro Levy e à presidente Dilma que os recursos dos ministérios identificados como restos a pagar de 2013 e 2014 sejam liberados para que os estados terminem as inúmeras obras públicas gerando empregos pelo interior do país.

Surpresa Concessão no sistema de transporte aponta com irregularidades. Uma auditoria feita pela Secretaria de Mobilidade do DF irá liberar um relatório nos próximos dias. Certo é que o recadastramento será feito a cada dois anos.

Rigor Termina no dia 28 desse mês a força-tarefa para acelerar a anuência a projetos de construção de imóveis no DF. O GDF aumentou o número de pessoas trabalhando na área para alcançar a meta de analisar 800 pedidos. O fato de querer analisar não quer dizer que os projetos sejam aprovados a toque de caixa, pelo contrário. Alberto de Faria , subsecretário da Central de Aprovação de Projetos disse que muitos estão fora das especificações corretas.

Lavajato Ainda fora do espírito de economia, os postos de gasolina esbanjam água potável para lavar carros.

Aperto Na Câmara dos Deputados um convidado resmungou enquanto encontrava um ângulo para conseguir se sentar. Essas cadeiras do plenário da Câmara parecem com as cadeiras dos aviões da Gol.

Faixas Um passeio pela cidade e a constatação. As faixas de pedestres estão invisíveis, causando perigo constante. Em várias localidades o barulho de freadas bruscas denuncia o perigo.

Final feliz

Lucas estava indo para a escola e viu uma carteira dentro do lixo. Levou para a professora que fez o papel de detetive para localizar o dono. A única pista eram as notas fiscais. Ligou para os estabelecimentos e encontrou o senhor aposentado que precisava do dinheiro , mais de R$1.000,00 para comprar os remédios. Ele foi colocar o lixo do lado de fora e não viu quando a carteira caiu.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin