VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Quando a inflação entra as portas se fecham  Basta uma caminhada pelas principais ruas de comércio, em Brasília ou qualquer outra cidade do país,  para se constatar os efeitos perversos da crise econômica sobre o terceiro setor. Em muitas cidades já é comum encontrar ruas e quarteirões inteiros repletos de lojas fechadas ou em vias encerramento das atividades. Galerias e Shoppings  que esbanjavam charme com lojas diferentes e criativas hoje estampam placas de “aluga-se” ou “ passa-se o ponto”. A crise no comércio ceifa indiferentemente lojas de luxo e populares. Naqueles poucos estabelecimentos que ainda resistem aos ventos da falência crescente, os vendedores estão desocupados, sem ter a quem atender. O comércio varejista talvez seja o setor da economia que melhor  retrata as consequências de um ciclo econômico que vai perdendo força de forma acelerada.  Até agora o fechamento das lojas no DF tem custado o emprego de mais de dois mil trabalhadores e há perspectiva de que as coisas piorem e mais gente seja despedida.  Para o Sindivarejista do DF aproximadamente mil e trezentos estabelecimentos fecharam as portas, numa média de mais de seis loja por dia. A Medida Provisória nº 8.479/2015 baixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, criando o programa de Proteção ao Emprego (PPE), ainda ensaia os primeiros movimentos.  Também a  redução temporária (por doze meses )  na jornada de trabalho  em até 30%, com a respectiva redução proporcional nos salários, ainda não surtiu os efeitos esperados e tem emperrados nas negociações nos sindicatos. As  avenidas W3 Norte e Sul , que já vinham apresentando problemas de fluxo de comércio, são, dentro do Plano Piloto as que mais apresentam os sinais de decadência comercial. O abandono dessas importantes vias de comércio pelos empresários, devido aos preços do aluguel e ao fraco desempenho do setor, tem reflexos negativos diretos em outras áreas da economia, atingindo inclusive o turismo. Para quem visita a cidade e constata a realidade local com centenas de lojas fechadas, paredes pichadas, falta de iluminação, sujeira  e falta de segurança, fica a lembrança de uma cidade decadente, como de resto esta a maioria das cidades brasileiras.

A frase que não foi pronunciada: “Leges bonae malis ex moribus procreantur.” Ditado que funcionava em Atenas. “Dos maus costumes nascem as boas leis.”

Respeito Antero Ferreira Lima está  com a denúncia pronta contra bancos para entregar ao Ministério Público. O diretor da União dos aposentados e COBAP não obteve respostas às cartas enviadas à Febraban a Cooperativa Brasileira de Aposentados e Pensionaistas. Por isso resolveu seguir outro caminho em busca de uma solução. Acontece que há bancos que se recusam a atender idosos e os encaminham para lotéricas ou caixas eletrônicos. “Nós nos sentimos mais seguros dentro das agências. Isso precisa ser respeitado, doa a quem doer, disse o Sr. Antero.

Horta Diversas publicações da Embrapa dão as diretrizes de como se montar e manter uma horta. Para quem tem grande espaço ou não. Aí está uma leitura que vale a pena. Cebolinha, salsinha, manjericão e tomate cereja cabem em uma horta de apartamento. Leiam Horta em Pequenos Espaços.

Conquista Enfim o alvará de construção ampliando o Hospital da Criança no DF. O governador Rodrigo Rollemberg entregou o documento nas mãos de Deise Kusztra. A previsão para o início nas obras é no mês de agosto e o término é no próximo ano. Perigo Expostos à radiação profissionais e pacientes. Depois da matéria divulgada na imprensa sobre o risco que correm os profissionais de hospitais públicos sem proteção em exames radiológicos, leitores lembram que o próprio paciente em clínicas particulares precisam cobrar proteção para o pescoço quando vão fazer exame de mamografia  

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin