VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

És natureza
«Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras» São Francisco.
Aos dez mandamentos, entregues por Deus a Moisés no monte Horebe, o Papa Francisco fez acrescentar o décimo primeiro: “não poluirás”. 
Seguindo a trilha aberta por São Francisco de Assis, o primeiro ecologista cristão, o Papa escolheu como tema de sua longa Carta Encíclica  “Laudato Si”  a preservação do planeta, chamado nesse documento de Casa Comum. A atualidade e amplitude dessa questão chega à luz  num momento particularmente delicado para mundo, quando, após anos de alertas feitos pelos mais renomados especialistas em meio ambiente , os terráqueos começam a sentir na pele os efeitos das alterações bruscas no clima do planeta, cuja extensão e consequências ainda não se conhecem com exatidão.  Chamada de Encíclica Verde, o documento da Igreja se inicia com uma crítica à noção enganosa de que  como proprietários do planeta estávamos automaticamente, autorizados a saqueá-lo em proveito próprio, indiferentes às próximas gerações e indiferentes à todos quanto não possuem acesso aos bens da Terra.
 Em sua Carta o Papa lembra que o mundo, assim como a própria vida devem ser protegidos das várias formas de degradação. Para ele,  “o progresso humano autêntico possui um carácter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural.”  Ao mencionar S. Francisco, de quem herdou nome, o Papa lembrou que tal qual o santo, devemos imitá-lo em seu exemplo. “Se nos aproximarmos da natureza e do meio ambiente sem esta abertura para a admiração e o encanto, se deixarmos de falar a língua da fraternidade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, incapaz de pôr um limite aos seus interesses imediatos.” As mudanças nos atuais paradigmas do planeta só virão, na visão do Pontífice,  se conseguirmos “unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral.”
A frase que não foi pronunciada:
“Quanto mais nobre um homem é, mais difícil para ele suspeitar de inferioridade nos outros.”
Discussão
Só quem enfrenta esse problema sabe as dificuldades que vêm pela frente. Em audiência pública no parlamento brasileiro um debate sobre a luta antimanicomial várias informações importantes que poderão gerar novas políticas públicas no país.
Mudanças
Antes da reforma Psiquiátrica, o cuidado era centrado na internação em Hospital Psiquiátrico agora, a criação de ampla rede de cuidado em saúde foi implementado dando um atendimento que visa a inserção do paciente no mercado de trabalho conquistando a independência.
Trabalho
Bill Clinton tinha um assessor direto que era esquizofrênico. Há listas de gente famosa que toma medicamento e vive normalmente. Graças a substituição da lógica da instituição pela ampliação das práticas de saberes, muita gente é resgatada desse limbo. O ministério da Saúde e a equipe do ministro Chioro tem exercido importante papel nesse sentido.
Fuga
Andrea Schneider, do valorizando Nova Friburgo denuncia que facções criminosas adotam uma prática que preocupa. Criam empresas para dar emprego aos parceiros ligados ao crime. Com a documentação aprovada, os bandidos saem da cadeia para “trabalhar” espalhando o terror e a violência.

Crime
Uma das iniciativas do combate ao crime em Nova Friburgo foi a parceria com a universidade local para o cumprimento de serviços burocráticos que podem ser feitos por alunos de Direito nas delegacias. O efetivo nas ruas faz mais pela cidade. 
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin