VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

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Escola e palanque politico   Está no ar uma discussão seríssima sobre a ideologização política no  sistema de ensino de todo o país. O assunto trazido ao debate na Câmara dos Deputados pelo PL 867/2015 do deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), propõe, entre outras medidas,  a inclusão nas diretrizes e bases da educação nacional  do “Programa Escola sem  Partido”. A empreitada legal promete um debate pra lá de  acalorado, principalmente quando se tem presente a atual tendência dos sindicatos, em todo o país, em pautar discussões políticas dentro das escolas, mormente às relativas a situação de penúria vividas pelos estabelecimentos de ensino e pelos próprios professores.   Pelo projeto , em seu artigo 3º “São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.”. Durante a realização de audiência pública, foi levantada a questão real da existência de um certo viés ideológico de esquerda dos educadores brasileiros, por conta da própria formação pedagógica. Paulo Freire, citado como patrono da educação brasileira e seguido por muitos professores país afora, possui em suas obras , ao lado da inegável qualidade de seus escritos e pensamentos, teses que apontam para o campo político da esquerda. Também os livros didáticos , seguidos pelas escolas, em sua maioria ainda empregam questões polêmicas que induzem a orientação num sentido único, inclusive menosprezando quaisquer outras orientações. Para o autor do projeto é preciso que a sala de aula seja um espaço de debate e não de catecismo ideológico. De qualquer forma, a discussão está lançada, sendo necessário agora encontrar o caminho do meio para que as escolas não sejam amordaçadas e nem resvalem para o simplismo maniqueísta entre direita e esquerda. É preciso ter em mente ainda que a verdadeira educação se eleva muito andares acima da discussão ideológica ou de quaisquer outras opções individuais.

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