VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Papa diz que pobreza ameaça a família
Em audiência geral concedida toda quarta-feira na Praça São Pedro, o Papa Francisco afirmou que  “ a pobreza  coloca à prova a família e a torna mais vulnerável.”
Em seus últimos pronunciamento o chefe da Igreja Católica tem chamado a atenção para a desintegração crescente do núcleo familiar em todo mundo, sobretudo nos muitos países em conflito armado e assolados pela fome. As grandes migrações de populações fugidas das devastações em seus países ocupam diariamente as manchetes dos jornais. A Europa vive o pesadelo da travessia em massa de populações africanas fugidas das guerras e guerrilhas, a ponto de o   primeiro-ministro Malta, Joseph Muscat  declarar que o Mar Mediterrâneo esta se convertendo num cemitério para os refugiados.
No Brasil, calcula-se que os pedidos de refúgio tiveram um acréscimo de 800% nos últimos cinco anos. Haiti e Senegal lideram  o número de refugiados.  A cada refugiado que chega, aqui e em outros países, uma família inteira é deixada para trás. Desde sempre tem sido natural que homens saudáveis e jovens sigam no front em busca de melhores oportunidades e, depois de estabelecidos no local, cuidam de trazer seus parentes que ficaram. 
O Papa pediu que as autoridades de todo o mundo se comprometam em criar uma “nova ordem social para quebrar o círculo vicioso da família e da pobreza.”  Segundo o Pontífice o  atual sistema econômico  vigente se “especializou no gozo dos bens individuais e explora amplamente os laços familiares.” A história humana sobre o planeta foi construída a partir do núcleo familiar. A destruição gradativa desse núcleo, na atualidade, por múltiplos fatores, significará também o fim da história humana tal como a conhecemos.
A frase que foi pronunciada:
Sussurro sem som / onde a gente se lembra  / do que nunca soube
Guimarães Rosa
Insalubre
Tanto faz hospital público ou particular. A realidade é a mesma. Nem médicos, nem a enfermagem acreditam em bactérias. Se a ANVISA entrevistasse os pacientes sobre o que eles vêem, teria material suficiente para autuação e propostas de reeducação hospitalar. O índice de infecção hospitalar é alarmante, principalmente nos hospitais pagos.
No poder
Todos pela Educação é o movimento capitaneado por um dos 80 homens mais ricos do país, Jorge Gerdau. Ele não tem condições para atender a capilaridade brasileira, mas valeria a pena informá-lo que na capital do país, no Centro de Ensino Fundamental 33, na Ceilândia, a diretora que prometeu acabar com o tráfico de drogas na escola está jurada de morte.
Ciência
Por falar em bactérias há um estudo interessante da Embrapa Agrobiologia do Rio de Janeiro. O pesquisador Stefan Schwab avalia quatro estirpes de bactérias que fixam nitrogênio e são monitoradas dentro da planta. Ele marca através da engenharia genética, com uma proteína fluorescente verde, o que facilita a visualização de processos invisíveis a olho nu. Essa proteína também é usada para a visualização de tumores, o desenvolvimento do mal de Alzheimer no cérebro ou pode ser aplicado apenas para acompanhar o crescimento de bactérias.
É ou não é
Sempre atento, o senador Caiado não deixou passar em branco. Já entregou o requerimento convidando Mujica para explicar a declaração de Lula  de que a compra de apoio parlamentar “era a única forma de governar o Brasil”. A Comissão de Relações Exteriores aprovou o convite.
Moderno
Trabalhador estrangeiro só poderá ser autorizado a exercer uma profissão se passar pelo sistema “Migrante Web Digital”, do Ministério do Trabalho. O trâmite começa a funcionar em 90 dias e a portaria assinada pelo ministro Manoel Dias é a 708, publicada em 1º de junho. O coordenador geral Aldo Cândido, diz que a economia com a nova plataforma será de R$100 mil por ano.

Geração de energia
Estamos perto do encontro de cúpula internacional, o G7. O Brasil não sinalizou sobre o assunto. O certo é que há uma preocupação de Ângela Merkel ser pressionada pelo Canadá e Japão e esperar demais para a implantação de uma meta para energia limpa. Há movimentos para a coleta de milhões de assinaturas.
It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin