VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Um gigante de corrupção Deflagrada em março de 2014, a Operação Lava Jato , por sua  abrangência e possíveis desdobramentos , vem sendo acompanhada com grande atenção não só pelos políticos e o governo, mas sobretudo pela maioria da população brasileira que enxerga neste folhetim escandaloso a oportunidade de ver , pela primeira vez, corruptos e corruptores ajustarem as contas com a justiça. O cidadão médio é um otimista por natureza. Esse sentimento positivo com relação à justiça foi parcialmente reascendido com o julgamento do mensalão, graças a atuação destemida do ex-ministro Joaquim Barbosa e do Ministério Público. Apesar dos desapontamentos com a desproporção das penas finais,  o brasileiro pode enfim   experimentou, no mínimo, o sentimento de cidadania , entendendo também a importância do conceito de República e seu valor para o futuro de uma sociedade igualitária.  Ocorre que a Lava Jato, por seu gigantismo e pelas possibilidades reais de vir a alcançar os intocáveis de sempre, está sob um conjunto de sérias ameaças partindo simultaneamente de  setores com poder de fogo. Ainda é recente nos brasileiros a sensação de profunda frustração com as  denúncias de sabotagem havida na Operação Castelo de Areia de 2009. Naquela ocasião políticos e empresários estiveram à um passo da prisão, acusados por crimes financeiros e de lavagem de dinheiro. Naquela ocasião, como agora, armaram-se estratagemas dos mais diversos para encontrar falhas na condução das investigações, capazes de invalidar a operação. Os participantes dessa “quinta coluna” , capazes de tudo para aniquilar as chances de justiça são os mesmos e seus modos de atuação não foram alterados. Grandes escritórios de advocacias, cujas causas movimentam muitos milhões de reais, perscrutam cada milímetro  das investigações em busca de falhas no processo que levem a anulação da operação. Também os políticos citados tem se mobilizado na tentativa de desacreditar a Operação na medida em que as delações premiadas avançam. O governo que está no centro do furacão,  preocupadíssimo com os depoimentos do dono da UTC, Ricardo Pessoa, movimenta seu arsenal para empurrar para vales profundos qualquer sinal de provas mais contundentes e incriminadoras. Até mesmos os delegados e agentes envolvidos na Operação Lava Jato estão sob pressões, sendo inclusive investigados por outros “colegas”. Colocação de escutas clandestinas, ameaça a testemunhas e outras formas de sabotagens estão sendo praticadas com vistas a anular a Operação antes que as investigações fechem o cerco à cadeia de comando do maior desvio de dinheiro público da história do país e mesmo do mundo. Sem dúvidas, a cada capítulo dessa nova novela policial acompanhada pelos brasileiros,  as tramas vão ficando mais e mais envolventes, num suspense crescente capaz de superar qualquer ficção.

A frase que foi pronunciada: “Mas mãe! Esse carro está tão ultrapassado que o governo cobra IPTU e não IPVA! Ele vive parado!” João Marcelo, 9 anos torcendo por um carro novo.

Continuam A única coisa que mantém os transportes piratas é a ineficiência do sistema público de transporte. Passageiros de Planaltina denunciam o estado de conservação dos micro Ônibus que fazem a ligação entre pequenos trechos. Estância e Vale do Amanhecer, por exemplo. Pneus careca, carros velhos além da falta de cumprimento do horário.

Muda já Toda proteção prevista no Estatuto do Idoso vai por água abaixo quando a palavra é lobby dos laboratórios. Medicamentos modernos, com menos efeitos colaterais não entram no país por pressão de interesses comerciais. Enquanto isso,  idosos penam. Alguns medicamentos já estão em uso a décadas no exterior e não conseguem chegar aqui. Já a Monsanto, não sentiu tanta dificuldade.

Precisa-se de palmada Um pai que deu uma palmada na filha que fazia um escândalo no shopping foi levado à delegacia. Lá a criança deu outro acesso de birra na frente do delegado, que ficou horrorizado com o comportamento da menina. Depois de receber o conselho de pagar uma psicóloga, o pai caiu no pranto. Precisa trabalhar o dia inteiro para que a menina possa estudar em uma escola particular. A psicologia que ele gostaria de usar é a mesma que a mãe dele usou. Não custava nada. Só era dada na hora certa, no local certo e com a intensidade certa.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin