VISTO, LIDO E OUVIDO

Publicado em Íntegra

circecunha@gmail.com; arigcunha@ig.com.br

Itamaraty a pão e água Outrora orgulhosa e eficiente, a bicentenária Casa de Rio Branco, respeitada em todo o mundo, vive hoje dias de penúria e humilhação sem precedentes em toda a sua existência. A descida aos porões da mendicância diplomática começou ainda no governo Lula e foi agravada enormemente durante o período Dilma. De 2003 até os dias atuais, o ciclo de vida do Itamaraty será lembrado, sem dúvidas, como o período mais triste e sombrio do MRE . Ao longo desses doze  e infindáveis anos, o Itamaraty recebeu o abraço dos afogados e mergulhou de cabeça nas águas turvas de uma ideologia doutrinária de esquerda, distante anos luz da do mínimo de razoabilidade e sensatez. Obrigado a rezar pela cartilha do partido no poder, o MRE foi esvaziado de suas principais funções e sofr,e guardadas as devidas proporções, o mesmo efeito de terra arrasada experimentado pela Petrobrás. O princípio basilar de não intervenção que sempre guiou as ações do MRE e que tanta admiração obteve do restante das nações, foi substituído a força por um conjunto de  orientações confusas vindas do chanceler de fato , Marco Aurélio Garcia, espécie de eminência onipresente e onipotente nos assuntos dessa pasta. Os episódios que se seguiram às novas orientações ( nascidas de uma mistura exótica entre politica de Estado e política de governo), resumem bem o grau de decadência vivido pela diplomacia dita bolivariana nos dias atuais. A suspensão do Paraguai e a entrada forçada da Venezuela no Mercosul, os episódios de Honduras, o estreitamento de relações com ditaduras mundo afora, o caso do senador boliviano Roger Pinto Molina e outros fatos recentes dizem muito sobre esses últimos anos do MRE. Depois de trapalhadas homéricas que mancharam a reputação do Itamaraty, o que se assiste hoje é um arremate revelador desse fundo do poço. Sem dinheiro para pagar despesas de água, luz, telefone, internet , aluguel e outras despesas correntes, muitos funcionários, com o apoio do corpo diplomático partiram para um estado de greve permanente. Isso sem mencionar os ataques de assédio moral que a arrogância insiste em manter. Não bastassem essas agruras, o Itamaraty vem perdendo o status na ONU por conta da acumulação de débitos junto a organismos internacionais como Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Unesco, Unido, FAO, Secretaria Geral da ONU e outros. Para a imagem externa do Brasil os prejuízos são incalculáveis. Para o Itamaraty e seu corpo de profissionais trata-se de uma fase delicada que merece ser posta em análise, mas jamais esquecida.

A frase que não foi pronunciada: “Wall Street é o único lugar onde as pessoas chegam em um Rolls Royce para obter conselhos daqueles que pegam metrô.” Warren Buffet, gênio do mercado financeiro

Drama Foi uma cena que mesmo os mais acostumados à conviver com crimes reagiram transbordando solidariedade. O caso aconteceu em um supermercado de Santa Maria. Com um filho de 12 anos passando fome, o pai, desempregado, roubou um pedaço de carne. Ao ser pego pelos policiais contou o drama que passava. Não só teve a fiança paga pelos policiais, como recebeu um carrinho cheio de compras. Isso a poucos quilômetros do centro da capital do país.

“Crianciãs”            Cada vez mais preocupante o quadro de saúde das crianças brasileiras. A pressão alta nos pequenos ainda em idade escolar é vista como um “mal silencioso”. Excesso de sal e falta de atividade física estão levando a meninada para a hipertensão.   Apareça   Caseb em festa. Neste sábado a comunidade de Brasília vai participar das comemorações do Caseb, primeira escola pública o DF. Uma praça de food trucks, além de feijoada e samba vão animar o encontro, promete Angelita Amarante.  A novidade é o lançamento da escola integral, onde 400 estudantes ganharão mais 2 horas de aula.

Agenda Já que estamos falando em festa, a Igrejinha na entrequadra 307/308 sul está comemorando em todo mês de maio a padroeira Nossa Senhora de Fátima. Aos fins de semana os quitutes são irresistíveis.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin