Um país que arde no fogo por dentro e por fora

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Imagem: library.com

Fôssemos escolher um emblema ou dístico que melhor conseguisse traduzir e representar o Brasil e sua capital, nesses últimos meses, com certeza a imagem do fogo seria a representação que melhor sintetizaria o momento atual, tanto literalmente como de forma figurada.

Enquanto o ambiente institucional, com destaque para os Três Poderes, parece arder em chamas em situações que claramente opõem a população contra os desmandos e abusos, o país continua virando cinzas aos olhos do mundo estupefato que observa tudo com um misto de revolta e indignação.

Também a capital, como cabeça administrativa do Brasil, os incêndios prosseguem numa escalada nunca vista em tempos passados. De fato, os Poderes parecem arder por dentro e por fora nas chamas da vaidade, da incúria, da negligência. Traçar um paralelo entre esse fogo figurado que continua transformando, em cinzas, as esperanças por ética na coisa pública e o fogo que varre, ipsis litteris, esse que já foi o paraíso e a Pindorama verde sobre a Terra não é tarefa difícil.

Fotos colhidas a cada hora pelos inúmeros satélites que cruzam nosso céu dão uma ideia da dramática situação que parece ter saído do controle. Confrontar essas imagens com a quantidade impressionante de manchetes, trazidas por toda a mídia, e que mostram, de forma objetiva, a imensa trama para a perpetuação de antigos e nefastos privilégios, serve não só para ilustrar nosso drama secular, mas assegura que o nosso País terá que renascer das cinzas, caso almeje algum futuro digno para as próximas gerações.

Sem dúvida, estamos assistindo os maiores e mais devastadores incêndios já ocorridos em nosso meio ambiente. Em muitos lugares, a fumaça grossa e descontrolada afugentou o sol, com o dia virando noite. Um número ainda incalculável de plantas e animais foram dizimados. Os prejuízos são irreparáveis e poderão levar séculos para serem restaurados, se é que teremos tanto tempo pela frente com essa voragem que nos consome por dentro e por fora.

Por toda a parte, milhões de hectares viram pó. Em Brasília, somente até agora, mais de 10 mil hectares foram destruídos pelo fogo. Nas instituições, o fogo também segue alastrando. Depois da Lei de Abuso de Autoridade, votada à toque de caixa no meio da noite, agora chega a vez da Lei que aumenta os recursos para as campanhas e que, de quebra, reduz a transparência partidária, impede a fiscalização, desvia recursos para outros fins, autoriza a contratação de advogados, reduz o montante a ser bloqueado, libera o uso de verba para pagamento de sanções, reintroduz as propagandas eleitoral entre outras manobras. No judiciário ficam impedidas investigações com dados do antigo COAF, do Banco Central e da Receita, fica impedido ainda investigar os Hackers criminosos, proibindo também críticas e outras manifestações contra os privilégios e desmandos na justiça.

No Executivo prossegue a tutela do presidente pelos seus filhos. A República e o Estado ardem internamente às escondidas. O restante do Brasil queima à olhos vistos.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“E quando o circo pega fogo somos os animais na jaula, mas você só quer algodão doce…”

Renato Russo, vocalista e fundador da banda de rock Legião Urbana

 

 

Alegria

Bem diferente de quando competiu com o senador Calheiros, o presidente do Senado esteve no programa do Silvio Santos. Seu concorrente era o invencível Ratinho. Sem ter intimidade com o programa, e com os assuntos aleatórios, o senador Alcolumbre perdeu sorrindo o tempo todo. O apresentador prometeu que, no próximo domingo, a deputada Joice Hasselmann estará no palco. Aliás, para pronunciar o nome da deputada, o Silvio Santos precisou ouvir o senador para conseguir fazer o anúncio.

 

 

Só bloquear

Apesar da proibição de invasão de privacidade, a TIM insiste em ligar para os consumidores por um robô que dita ofertas. É muito irritante!

Foto: Divulgação

 

 

Desafio a encontrar

Alguma coisa a polícia precisa fazer em relação ao Parque da Cidade. O que não é possível conceber é que uma pessoa use a moto ou o carro para trabalhar e tenha o patrimônio roubado no local. Funcionários do Parque da Cidade passam por isso constantemente. O último apelo foi sobre a moto Honda/CG 160 Fan Esdi, preta, 2017, placa PAY-8594. A polícia já tem todos os dados.

Foto: Raquel Morais/G1

 

 

Cães e gatos

Segue, até o dia 21 de setembro, a vacinação de cães e gatos no DF. A vacinação é gratuita e a iniciativa é excelente. Só não é certo conter o nome do governador Ibaneis e a função no cartaz de divulgação, mesmo que esteja em seu perfil oficial no Instagram.

Cartaz: perfil oficial do governador Ibaneis no Instagram

 

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O dr. Israel está feliz. Não precisa mais fazer aquela cara de bicho papão que ele fazia para os empreiteiros. A viagem maior que ele faz é para Paracatu, ou para o Rio, para lhe esperar do exterior. (Publicado em 30/11/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin