Reformas feitas por quem precisa de reforma

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960

com Circe Cunha e MAMFIL

colunadoaricunha@gmail.com

 

Com a espantosa quantidade de representantes da sociedade enrolados com a Justiça por crime comum, não seria de todo exagerado afirmar que o Estado, diante de situação tão inusitada, está praticamente acéfalo, restando hoje pouquíssimos políticos com credibilidade suficiente para tocar o barco Brasil.

Trata-se de uma constatação ao mesmo tempo triste e preocupante. Num momento de tão grave crise, provocada justamente pelo comportamento, digamos, pouco ético, adotado nas últimas décadas por nossos representantes, fica cada vez mais difícil enxergar um caminho seguro que leve para fora desse labirinto. O que a população parece rejeitar, de forma veemente, e as pesquisas de opinião reforçam é que definitivamente não dá para seguir a trilha traçada por esses personagens.

Aqueles que levaram a população para o abismo não possuem autoridade nem moral, nem estratégica para resgatá-la dessa situação. Dessa forma, fica a questão: que qualidade de reformas podem gerar os Poderes Executivo e Legislativo eivados de pessoas suspeitas de crime de toda ordem? A situação ultrapassa o modo delicado e tem colocado o país num impasse e num imobilismo típicos das nações que perderam o rumo.

Conhecedores das debilidades de um governo ansioso por uma base de apoio que suste as investigações do Ministério Público no âmbito do Congresso, os políticos profissionais vêm repetindo o comportamento reprovável que tiveram na crise que retirou Dilma do poder, usando do momento de crise para depenar o governo, retirando até o último anel do dedo do presidente. Ademais, as pressões vindas de todos os lados possíveis vêm desfigurando paulatinamente as propostas de reformas originais, a tal ponto que o que temos agora são outras propostas, confeccionadas por outros autores, para outro momento.

De um presidente acuado e um Congresso que tem como interlocutores políticos na mira da população o que se tem agora são reformas bem distantes dos anseios dos brasileiros. As reformas que estão saindo com receitas desse tipo atendem apenas ao apetite pantagruélico desses personagens e, por sua distância da realidade, serão de curta duração, perdendo os efeitos tão logo o país reencontre o rumo certo, em outro momento e, obviamente, com outros protagonistas.

 

A frase que foi pronunciada

“Quem quer ganhar dinheiro que tente na indústria, no comércio. Não na política”.

Mujica, ex-presidente do Uruguai

 

Desnecessário

» Se a produção do artista Maikon Kempinski não cuidou das autorizações na administração de Brasília para uma moderna performance, parece que não cabe ao governador Rollemberg pedir desculpas por isso. Mesmo porque quem chamou a polícia foram populares.

 

Vigilância

» Durante todo o dia, havia um carro da PM estacionado na entrada do Varjão. Ontem não havia. Daí a tranquilidade de um motorista que andava em alta velocidade nas vias do Lago Norte ,cortando, fechando e costurando os outros carros. Escolheu o Varjão para entrar. Como não havia polícia nas ruas, estava seguro enquanto os moradores não entendiam o que aquele tresloucado fazia.

 

Release

» Estão abertas as inscrições para o concurso da campanha #MulheresRurais, mulheres com direitos. A agricultora familiar do DF Norma Sueli é a embaixadora do Centro-Oeste nessa ação. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), que promove a campanha no Brasil, espera que, assim como dona Norma, outras mulheres contem suas histórias brilhantes e ajudem a promover e a valorizar a atuação feminina no campo, nas águas e nas florestas. As inscrições para o concurso seguem até 15 de agosto. As vencedoras participarão de uma conferência no Paraguai. Mais informações disponíveis no site da secretaria.

 

Em respeito

» Ontem foi a missa de um ano do falecimento do ex-reitor da UnB Lauro Morhy, na igreja São Camillo de Lellis.

 

Nota 10

» Comércio do Núcleo Bandeirante toca na espinha dorsal do sucesso nos empreendimentos. O projeto Gentileza no Comércio trata-se de um curso para o empreendedor que tem a intenção de atrair a clientela pela excelência no atendimento. As inscrições vão até

1º de agosto.

 

Números

» Dados do site Contas Abertas mostram que o número de cargos, funções de confiança e gratificações praticamente não mudou desde que Temer assumiu o país. Interessante a divulgação porque, quando o PT assumiu o poder, todos os cargos comissionados foram ocupados por filiados do partido no Executivo e no Legislativo.

 

Boa-nova

» Uma beleza passar pelo estacionamento 13 do Parque da Cidade e ver a garotada cadeirante ter a oportunidade de se exercitar em barras adaptadas.

 

História de Brasília

Agora, passou à ameaça. Como a Novacap não pagou as dívidas à Celg, o PSD de Goiás procura dar uma nota de força para provar que merece a Prefeitura de Brasília. Na ameaça que fiquem as coisas, e que o espírito de solidariedade supere aos interesses políticos. (Publicado em 30/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin