Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO
Criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960

Com Circe Cunha  e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Foto: g1.globo.com/df

Com a pancadaria ocorrida nessa segunda, um fato ficou definitivamente constatado: a Câmara Distrital não é o lugar apropriado para a discussão do projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Nem esse, nem qualquer outro documento como o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) que trata da sensível questão urbana da capital. As razões saltam aos olhos. Documentos dessa natureza, por sua importância e tecnicidade para o futuro da capital, não podem ficar entregues à arbitragem de políticos, quando se sabe que muitos deles são notoriamente incapazes de entender um simples texto de 4ª série do ensino fundamental.

Deixar que projeto de tamanha relevância seja decidido por pessoas comprovadamente comprometidas com as inúmeras ocupações irregulares que ocorrem diuturnamente por toda a parte, e que o fazem como forma de angariar votos, é uma irresponsabilidade que trará prejuízos incalculáveis para toda a população do Distrito Federal.

A pancadaria generalizada ocorrida durante o “fórum de debates” organizado pela notória deputada Telma Rufino, presidente, imaginem só, da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) daquela Casa, foi, na verdade, pré organizada pelo pessoal de apoio a essa parlamentar para, claramente, intimidar quaisquer manifestações contrárias ao famigerado e viciado projeto.

Tratou-se, na verdade, de uma cilada construída com a ajuda de brutamontes mercenários, que passaram a agredir professores e técnicos contrários a essa proposta bisonha, que esconde, em suas entrelinhas, interesses escusos e distantes do que almeja a maioria dos cidadãos de bem e de bom senso dessa cidade.

Aproveitando o apagar das luzes dessa legislatura, essa deputada e outros que não têm a coragem cívica de expor o que estão tratando de aprovar, em regime de urgência, discutiram uma matéria de grande interesse apenas para especuladores, empreendedores gananciosos, invasores, grileiros, e políticos astutos.

Caso venha a ser aprovado como está, o LUOS renderá nos próximos anos montanhas de dinheiro para esses grupos organizados e deixará com passivo a destruição definitiva daquela que um dia foi a mais planejada das cidades desse país, orgulho de muitos brasileiros e um exemplo para o mundo todo da nossa capacidade de construir coisas belas.

Ao debitar mais esse desserviço à capital e à população do Distrito Federal, fica a questão histórica: Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?”

Hoje

Novembro Azul e o combate ao câncer de próstata e saúde do homem ainda não acabou. Dr. Diogo Mendes, Diretor de Comunicação da AMBr, convida a população para participar de debates com comprovações científicas da necessidade de prevenção do câncer de próstata, prática que envolve os homens e as mulheres da família. Todos precisam estar engajados, mesmo que de diferentes formas. No evento, médicos de diversas especialidades responderão dúvidas dos presentes.  Hoje, às 19h na Associação Médica de Brasília (AMBr). Inscrições limitadas, gratuitas e certificados serão expedidos depois do evento.

Cartaz: ambr.org.br/noticias

De olho

Maria Lucia Fatorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida, conclama os cidadãos brasileiros a ligar para os deputados federais para que votem contra o PLP 459/2017, que esconde esquema financeiro por trás da propaganda de securitização de créditos. O deputado federal do PSOL, Glauber Braga, disse que não há argumento racional que dialogue com o desespero. Para o deputado, é impossível votar uma matéria que aparenta garantir recursos imediatos para os estados endividados sem vislumbrar a capacidade financeira de estados e Municípios que poderão ter a estrutura quebrada no momento da cobrança. Veja o vídeo de Fatorelli no blog do Ari Cunha.

Alvíssaras

Entre os 10 ganhadores do prêmio Global Teacher Prize, Diego Mahfouz Faria Lima é um orgulho para a classe docente brasileira. Encontrou a Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto, caindo aos pedaços e com os cacos da auto estima dos alunos espalhados pelo chão. Envolveu os pais na recuperação da escola, criou mecanismos para ouvir os alunos, se havia algum faltante Diego só sossegava depois de visitá-lo para saber a razão da ausência na escola. Dia após dia, Diego foi conquistando todos os que o rodeavam. E em todo o mundo ele está entre os 10 melhores professores reconhecidos pelo prêmio mais importante da Educação.

Surreal

É preciso ter um critério mais apurado para a seleção de profissionais técnicos de enfermagem em hospitais particulares do DF. Os altos preços cobrados não correspondem ao serviço prestado por grande parte da equipe técnica. Ou não sabem aplicar uma injeção, ou não conseguem fazer um acesso, mal prestam atenção no medicamento que será aplicado, dizem que a luva é para proteger o profissional e daí não usam luva, conversam alto nas enfermarias como se estivessem em feiras livres. É realmente um caos! Nas UTIs o quadro é de Salvador Dali. A vulnerabilidade cala os familiares.

Charge do Ivan Cabral

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O dr. Laranja não sabe disto, mas vai ficar sabendo agora. Cortados tópicos do Banco Público do Brasil. É um abuso, porque os aluguéis são baixíssimos, e os mercadinhos pertencem à Novacap, a quem está afeta a tarefa de punir os criminosos da economia popular. (Publicado em 05.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin