Proibido proibir

Publicado em ÍNTEGRA

DESDE 1960 »

aricunha@dabr.com.br

com Circe Cunha e MAMFIL

Ferreira Gullar, um dos maiores poetas da língua portuguesa, costumava dizer que a arte existe justamente porque a vida, em si, não basta. Talvez seja por essa razão, e não outra, que, desde sempre, o homem buscou algo a mais, para além da realidade cotidiana e alienante, que trouxesse significado mais profundo e ameno para sua existência terrena.

Como indivíduo inquieto por natureza, o artista vem a ser o veículo da arte. É por meio de sua alma que a arte é repartida entre todos. O desejo incontido de externar o dom misterioso do talento se assemelha à barragem prestes a romper. Dessa água, todos beberão. O simples fato de se constituir em traço comum a todas as civilizações, em todo tempo e lugar, a arte, nas suas infinitas manifestações, tem tamanha importância que não seria exagero afirmar que ela se confunde com a própria vida humana.

Mesmo na face do lado mais horrendo da humanidade, a arte encontra espaço para se expressar. De outra forma, como explicar A arte da guerra de Sun Tzu? Escrita no século 4 a.C, esse tratado militar ensina as melhores estratégias para eliminar o adversário, elevando a destruição do opositor a status de arte.

Por sua essência reveladora, a arte e, principalmente, os artistas, sempre estiveram na alça de mira de todos os tiranos. Por isso mesmo, muitos artistas, ao longo de toda a história da humanidade, pagaram alto preço por externar seu talento. “Quando ouço falar em arte e cultura, penso logo em sacar minha luger”, teria dito o então chefe da propaganda nazista Joseph Goebbels.

Na China atual, que anseia ser o esteio econômico do mundo, o artista e ativista Ai Weiwei segue sendo perseguido e censurado constantemente pelas autoridades daquele país. Exílio, morte, desterro, humilhações são o que ainda vem acontecendo a muitos artistas espalhados pelo mundo em plena era contemporânea.

Fosse feita uma relação com os nomes de artistas que perderam a vida, apenas ao longo do século 20, não haveria espaço suficiente para inscrevê-los, mesmo num gigantesco e quilométrico muro. Sem dúvida, não é um ofício fácil. Talvez seja por esse motivo que o primeiro conselho que um jovem artista receba dos mais velhos nesse mister seja justamente em forma de advertência.

“Se almejas a arte como meio de vida — alertam —, prepara-te para experimentar longos dias de penúria, solidão e privações. Serás considerado um pária. Outros se referirão a ti como vagabundo. Ainda, que ao cabo de anos, tenha atingido um lugar ao sol, guarda-te para não seres calcinado pela exposição excessiva e pelos olhares da inveja e do preconceito.”

Essas rápidas considerações vêm a propósito e em homenagem à jovem chilena Alexendra Andrea Briones, 24 anos, cujo sonho de cantar e conhecer o nosso imenso país foi violentado na estação ParkShopping do Metrô, pela atuação truculenta e primitiva dos jagunços que atuam na fiscalização daquele espaço público.

» A frase que foi pronunciada

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver… simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!”

Mário Quintana, poeta gaúcho

Mais essa

» Onda de boato, espalhada pelas redes sociais, pedia para os brasilienses não saírem às ruas na sexta- feira. A PM correu para desmentir as notícias. Caso haja uma paralisação dessa força policial em âmbito nacional, restarão evidentes as fragilidades existentes na área de segurança, o que pode fazer com que a bandidagem se arme de coragem e saia às ruas para barbarizar.”Tranquilizamos a população informando que as ações policiais seguem sendo realizadas sem nenhum tipo de interrupção em todo o DF”, informou a nota apressada da PMDF.

Carnaval

» Ontem, chegou a informação de que as máscaras estão acabando. Fica a impressão de que a notícia é da editoria de política.

Abuso

» Por falar em carnaval, um colar havaiano leva 45,96% de imposto, e uma caipirinha tem no álcool o teor de 76,66% de imposto.

Contas

» Há quem diga que o deficit da Previdência começou com o desvio da rubrica. O que era para ser da Previdência passou para outros fins, assim como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O que foi criado para ser do trabalhador foi desviado para outros fins. A solução para salvar a dívida feita pela incompetência é definir mais uma dezena de anos para a aposentadoria.

Caesb

» Interessante a Caesb falar em racionamento em plena temporada de chuva. Quando um consumidor economiza água, usando a sobra da máquina de lavar roupas para limpar chão e calçada, a Caesb retém imediatamente a conta. Nise Quintas é testemunha.

» História de Brasília

René Nunes, TV Nacional: Pode ser que, daqui a alguns anos, surja novamente no cenário político com métodos novos, se houver oportunidade para tal, no que não acreditamos. Jânio, na vida brasileira, apenas cumpriu um axioma: “a queda é sempre muito mais rápida do que a subida”.
(Publicado em 22/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin