Papa Francisco pede mais orações para ele. Saibam a razão

Publicado em ÍNTEGRA

Desde 1960
colunadoaricunha@gmail.com;
com Circe Cunha e Mamfil

“Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra”. Marcos 6:4

Notícias vindas do Vaticano confirmam as previsões, feitas à época da escolha do Papa Francisco para comandar os destinos da Igreja Católica no mundo, de que esse seria um Pontífice bem diferente de todos os que haviam passado pelo trono de Pedro. Diferente e avesso ao conservadorismo reinante desde sempre naquele Estado.

Com posições pessoais, um tanto liberais para o establishment local, Francisco vem compreendendo, aos poucos, como será difícil administrar a sede central da igreja, adormecida por séculos de contradições e onde o poder temporal e as disputas materiais de pessoas e grupos em nada se diferencia de outros Estados.

A oposição ao atual papa é visível aos olhos de todos, mesmo daqueles que não estão acostumados ao dia a dia da Santa Sé. Existem rumores cada vez maiores de que Francisco esteja sendo, para usar uma imagem familiar, “fritado” aos poucos, com intuito de desacreditá-lo e de enfraquecer suas posições. Tramas políticas sempre fizeram parte da História do Vaticano e muitos foram os papas que, por não enfrentá-las com rigor, acabaram em desgraça.

Embora amado por milhões, Francisco não tem encontrado acolhida pacífica dentro da sede da Igreja. Meses atrás a cidade do Vaticano e em seu entorno amanheceu repleta de cartazes apócrifos criticando o Papa por ter destituído os chefes das congregações, removido sacerdotes, enfraquecido a Ordem de Malta e dos Franciscanos da Imaculada, além de ter ignorado cardeais. “Onde está sua misericórdia?”, perguntava o cartaz. Aqueles que sempre gozaram de privilégios no Vaticano, vivendo como verdadeiros magnatas, rodeados de mordomias, veem na figura de Francisco uma ameaça que deve ser removida o mais rápido possível.

Após sua chegada houve uma reestruturação e um enxugamento das finanças do Vaticano. Para tanto Francisco nomeou gente de sua estreita confiança para a tarefa monumental. Criou comissões para debelar os vários casos de abuso sexual de crianças dentro da Igreja, revelando sua tolerância zero contra esses criminosos.

Por outro lado, o papa não tem poupado críticas severas ao capitalismo excludente. Além disso tem seu dedo na aproximação de Cuba com os EUA. É dele também os esforços para encerrar os conflitos de décadas entre o governo da Colômbia e os guerrilheiros das Farc.

Por sua postura em favor de uma igreja mais tolerante em questões familiares, como o divórcio e principalmente com relação aos católicos homossexuais, o papa tem sido perseguido e criticado abertamente pela ala mais ortodoxa do catolicismo. O papa, dizem seus detratores, é vigário de Cristo na Terra, mas não é Cristo.

Para essa ala conservadora, a igreja se encontra agora imersa na confusão e desorientada. Para muitos especialistas em Vaticano, o papa vem sendo alvo de uma forte oposição nos campos teológicos, institucionais e políticos. Para Francisco é chegada a hora de a igreja aceitar a realidade da sociedade contemporânea de modo a não se distanciar muito do mundo atual, perdendo com isso parte considerável de fiéis em toda a parte.

Fazer ajustes de percurso numa instituição que por mais de dois séculos se mantém firme em suas posições, é, para muitos, um movimento perigoso e que pode abalar as estruturas da igreja. De todas as oposições, a mais dura de ser enfrentada é a oposição política. Num mundo em que as posições de direita parecem se erguerem, as atitudes do papa Francisco assustam e são consideradas uma ameaça ao status quo, dentro e fora do Vaticano.

O arco de grupos que vêm agindo abertamente contra Francisco vai desde os fabricantes de armas até os governos conservadores na Europa e EUA. Suas posições em prol da ecologia e de um mundo mais fraterno incomodam muitas lideranças mundo afora. A verdade é que os tempos de mudanças chegaram ao Vaticano para desestabilizar todos aqueles que estavam confortavelmente instalados e desfrutando de todos os privilégios.

À semelhança de Cristo, Francisco veio para confundir e sacudir a poeira milenar. Dessa forma vai se cumprindo o dito bíblico: Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Mateus 10, 32-34.

Talvez seja por esse motivo que Francisco vem repetidamente pedindo a todos que orem por ele.

A frase que foi pronunciada

“Engana-se quem acha que a riqueza e o status atraem inveja… as pessoas invejam mesmo é o sorriso fácil, a luz própria, a felicidade simples e sincera e a paz interior.”

Papa Francisco

Como ficou

» Aquele caso de sequestro que aconteceu no Conic rendeu à sequestradora 2 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial semiaberto. A sequestradora se aproximou da mãe da criança, Arlete Bastos da Silva, que na ingenuidade pueril pensou ter feito uma forte amizade.

Novidade

» Membros do Executivo, Legislativo, CNJ e TSE que compõem o Comitê Gestor de Identificação Civil Nacional decidiram que o CPF será adotado como número público de identificação do cidadão brasileiro. Se o CPF dos membros do comitê também forem expostos é porque a ideia é boa.

Ideal & real

» Rodrigo Rollemberg sempre foi uma pessoa sorridente, alegre, apreciador da música e poesia. Está visivelmente abatido. É preciso ter nervos de aço para governar. Fosse somente governar seria simples. Mas não é. Mesmo na cerimônia da inauguração da Farmácia de alto custo do Gama, que é uma iniciativa de valor inestimável, o governador parecia triste.

Pratas da Casa

» Por falar nisso foi uma beleza a entrega do prêmio aos ganhadores do Festival de Música das Escolas Públicas do DF. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães emanava alegria. Esse tipo de iniciativa é importantíssima para a cidade. Mobilizar estudantes para a criação é um passo certo de um futuro mais promissor. Os alunos ganhadores são do Centro de Ensino Médio 414 de Samambaia Norte. Linda voz, Allany.

História de Brasília

Um dos pontos a que deu mais ênfase o sr. Diogo Lordello em seu discurso na posse do presidente da Novacap, é no que se refere às relações entre a Companhia e a Prefeitura. (Publicado em 07.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin