Odebrecht, BNDES e petistas: uma parceria do barulho

Publicado em ÍNTEGRA

DESDE 1960 »

jornalista_aricunha@outlook.com

MAMFIL e Circe Cunha

Se algum dia a Justiça conseguir colocar um ponto final no escândalo do petrolão, encerrando todos os capítulos que formam o maior caso de corrupção que já se teve notícia, ainda assim, restarão pontas desse thriller a serem amarradas para que toda a história tenha uma coerência conclusiva.

Um capítulo à parte e que merece ser aprofundado nessa trama ciclópica é justamente o que envolve a construtora Odebrecht e seus parceiros diretos de peraltices, o Partido dos Trabalhadores, via governo, e os poderosos bancos estatais, tendo à frente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), à época vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, comandado, na ocasião, pelo já notório Fernando Pimentel.

Em 2016, auditoria prévia realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apurou que, entre 2006 e 2014, o BNDES investiu, até onde se sabe, mais de R$ 50 bilhões para a realização de cerca de 140 obras no exterior. O mais incrível é que os empréstimos foram feitos para ditaduras do continente africano e para países da América Latina identificados como amigos dos governos petistas.

O grosso desses financiamentos camaradas foi bancado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) — ou melhor, amparo ao trabalhador estrangeiro. Mais sintomático ainda é quando se constata que todos esses gastos foram realizados sem a análise adequada sobre os riscos dessas operações portentosas. É de surpreender, se isso ainda é possível, que 82% dos recursos foram destinados à onipresente Odebrecht. Para que todas essas façanhas fossem possíveis, o BNDES se transmutou de banco de fomento interno, que consta de seu próprio nome, para banco sem fronteiras.

Para poupar a sociedade do enfado relativo às minúcias desses contratos intrincados, o caridoso governo daquela ocasião decretou sigilo total, por 30 anos, daquelas operações. Daqui a três décadas, a maioria dos personagens dessa epopeia certamente já estará em outro mundo, longe do alcance da lei terrena. Durante quase uma década à frente do BNDES, Luciano Coutinho levou o banco a desembolsar, em oferta de créditos variados, cerca de R$ 1,2 trilhão. Trata-se de um valor superior ao PIB de muitos países do planeta.

O caso da construção do Porto de Mariel e do aeroporto de Cuba é o mais emblemático, não pelos valores envolvidos, pequeno diante de todo o esquema, mas pelo envolvimento direto de Lula, Marcelo Odebrecht e governo cubano. Reunidos em Havana, ao som das rumbas e dos mambos, e sob os efeitos do rum, o trio de magnânimos decidiu, entre uma baforada e outra de charutos, de que forma o dinheiro dos brasileiros, via BNDES, seria derramado na ilha dos Castro.

Pesquisa sobre os negócios da construtora Odebrecht atesta: nos países sérios, a empresa aparece em todos os jornais com o esquema de corrupção descrito em detalhes; nas nações em que a corrupção tem se ajustado entre os políticos, a companhia prospera. O Brasil está na linha, pronto para estabelecer de que lado vai ficar.

A frase que foi pronunciada:

“Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para casa e AME a sua família.”

Madre Teresa de Calcutá

Peso e medida

» Professores deliram com a notícia de que novas penitenciárias não resolverão a questão da violência nas cadeias enquanto não houver um funcionário para cinco presos. Hoje, são 12 presos por funcionário. Com as devidas proporções, nas escolas públicas, é comum um professor para 40 ou até 50 alunos por hora. O que precisamos: mais professores ensinando e menos monitores nas cadeias.

Sem atitude preventiva

» Invadido por quase uma centena de chacareiros, o Parque Ezechias Heringer, no Guará, uma área de reserva ecológica importantíssima para o ecossistema de Brasília, continua sofrendo os efeitos da ocupação irresponsável e é mais um elemento que vem a se somar aos muitos desastres ambientais sofridos pela capital do país.

Das penalidades

» As equipes de fiscalização, como Agefis, Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a polícia, não têm descanso diante das invasões repetidas e incentivadas, que sempre aumentam no fim de ano. Vão continuar com muito trabalho enquanto a lei não punir devidamente os invasores.

Constitucional

» Para assegurar que os filhos tenham as vagas efetivadas nas escolas públicas, muitos pais são obrigados a acampar nas portas dos estabelecimentos de ensino. O mesmo se repete nas portas dos hospitais, onde a espera é longa. Com isso, o Distrito Federal repete os mesmos problemas já conhecidos de muitas localidades Brasil afora. Isso, apesar de uma Constituição que garante o direito à saúde e à educação.

História de Brasília

Apenas d. Eloá não teve a mesma sorte. O Alvorada vai ser redecorado, os animais do Palácio foram transferidos para o zôo e a cerca de frente da residência presidencial está sendo retirada. (Publicado em 21/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin