O vento foi plantado. A colheita da tempestade se aproxima.

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

colunadoaricunha@gmail.com;

com Circe Cunha e Mamfil

         Vergonha (para aqueles que de fato sentem) talvez seja a palavra que melhor expresse a sensação provocada pela visita do ex-presidente Lula e sua trupe a cidade fronteiriça gaúcha de Bagé. Mais do que palavras, os diversos vídeos postados na rede falam por si. Enxotado por uma multidão de pequenos agricultores que gritava enfurecida palavras de ordem, exigindo sua prisão imediata, Lula, no seu torpor, talvez não tenha se dado conta ainda, mas seus dias de fausto parecem ir se dissolvendo diante de todos.

         A correção de percurso, que poderia ser adotada nos distantes dias daquele junho de 2005, quando estourou o escândalo do mensalão, não foi feito. O navio partidário, que nos melhores tempos petistas chegou a ser um verdadeiro transatlântico, pelo tamanho e variedade da tripulação a bordo, vai hoje indo a pique juntamente com seu comandante, indiferente ao mar revolto que se forma em torno.

Foto: jornalvs.com.br
Foto: jornalvs.com.br

        Por questões que só o personalismo esclarece, a saída de Lula do cenário político retira a escada do partido, que passa a vagar solto no ar, como uma legenda nanica. Sem o lulismo, construído com o dinheiro farto do marketing político nos tempos de glória, o petismo vai de encontro a seu ocaso. Um bageense, perguntado sobre o episódio constrangedor de ver uma cidade escorraçando um ex-presidente, resumiu a situação com a frase: “já que as autoridades não retiram um condenado em segunda instância pela justiça de circulação, cabe aos cidadãos de bem e indignados fazer esse trabalho.”  Encurralado dentro da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde os convidados aguardavam seu discurso, foi necessário a intervenção das forças de polícia para retirar o palestrante em segurança, ameaçado pela multidão que havia fechado as principais saídas da cidade.

         Situações vexatórias como essa decorrem justamente de iniciativas propostas lá atrás, quando, do alto de sua popularidade, Lula pregava frequentemente a cizânia nos seus discursos como o mote “nos contra eles”. Hoje não faz diferente, classificando de direita e de fascistas, todos aqueles que não comungam com sua cartilha. Especialistas nessas confusões garantem que a recepção hostil em Bagé irá se repetir em outros cantos do país por onde a caravana passar.

         Pelo tamanho da confusão naquela terra de agricultores, dá para prever que a safra que Lula está colhendo agora com as mãos, corresponde, exatamente, àquela que plantou com os pés.

A frase que foi pronunciada:

“Nunca ouvi falar de nenhum outro país onde juízes ou parlamentares tenham feito uso de sua posição a este nível, para beneficiar a si próprios e enriquecer.”

Göran Lambertz, da Suprema Corte sueca.

Charge: acaopopular.net
Charge: acaopopular.net

Outro nível

São muitas as reclamações sobre o atendimento médico particular em Brasília. O alto preço das consultas, atrasos no atendimento e, principalmente, a falta de atenção com o paciente. Exceção para essa regra é o Dr. Edson Saraiva. Além de o paciente ser ouvido, há sempre um tempo reservado para responder as dúvidas por e-mail.

Receita

Deltan Dallagnol dá o recado. Avisa que o período após as eleições também promete ser conturbado, com o risco de políticos aprovarem uma anistia de última hora. Contudo, o maior desafio ao povo brasileiro é escolher deputados federais e senadores que estejam comprometidos com a mudança desse quadro. Após quatro anos, o voto consciente é nossa melhor chance de virar o jogo contra a corrupção.

Charge: avozdocidadao.com.br
Charge: avozdocidadao.com.br

Eneida Orbage

A editora Trampolim caprichou na capa do livro Vida de Delegada. Um batom e uma bala de revolver, quase no mesmo formato. A imagem descortina a experiência de 12 delegadas da PCDF. Dra. Eneida foi uma excelente delegada no Lago Norte. São histórias cativantes contadas numa linguagem fluente. Bom livro para ler no fim de semana.

Foto: carpediem.com.br
Foto: carpediem.com.br

Nota de pesar

Inês Lobo, ex-presidente da Casa do Candango, faleceu. Hoje, no obituário do Correio Braziliense, vai ser divulgado o detalhe da missa. Nossos sentimentos à família pela perda irreparável. Dona Inês era daquelas amigas com quem podia se contar a qualquer momento. Uma pessoa rara.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

As crianças em Taguatinga enfrentam tremendas dificuldades, pela falta de transporte para as escolas. Ademais, não desfrutam de abatimento, o que é concedido em todas as cidades. (Publicado em 17.10.1961)

 

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin