O Paraguai é aqui

Publicado em ÍNTEGRA

ARI CUNHA

Visto, lido e ouvido

Desde 1960

com Circe Cunha e Mamfil

colunadoaricunha@gmail.com;

Charge: tribunadainternet.com.br
Charge: tribunadainternet.com.br

         Não é de hoje que um perigoso grupo criminoso, nascido nos presídios paulistas e com ramificações dentro e fora do país, tenta a criação de uma célula da organização no Distrito Federal. De acordo com investigações da Polícia Civil, diversas tentativas vêm sendo feitas por esse grupo, principalmente no recrutamento de presos que estão cumprindo pena na penitenciária da Papuda. Cartas apreendidas nas últimas batidas feitas dentro do presídio, e que normalmente são levadas por visitantes e mesmo por advogados dos detentos, mostram uma correspondência ativa e de longa data entre algumas lideranças desse grupo e de condenados que cumprem pena nesse estabelecimento. Na última operação policial, intitulada Prólogo, a Polícia Civil, cumprindo 13 mandatos de prisão preventiva e 13 de buscas e apreensão em quatro estabelecimentos prisionais da penitenciária, obteve diversas evidências de que essas ligações perigosas seguem acontecendo, sem interrupções.

         Trata-se de uma péssima notícia para os brasilienses, já por demais amedrontados com o aumento dos casos de violência na cidade. A avassaladora ramificação dessa facção criminosa por todo o país e agora presente também em Assunção, no Paraguai e nos três países que compõem a tríplice fronteira, é um fato que deve merecer das autoridades desses Estados a máxima atenção. Em entrevista concedida ao CB nesta terça-feira (24), a especialista em segurança e presidente da consultoria de análise de riscos Asymmetrica, Vanessa Neumann, afirma, de modo categórico, que o crescimento dessa organização na região que compõe a tríplice fronteira é um fato por demais preocupante, já que naquela área também vêm ocorrendo os mais sérios casos de lavagem de dinheiro de todo o continente.

         Na sua avaliação, o crescimento da organização especificamente e de outros grupos, inclusive do Hezbnollah, só se explica pelo fato de essas atividades ilegais e criminosas contarem com a participação ativa de grupos de empresários e, principalmente, de políticos da região que por décadas têm se beneficiado com os esquemas que vão desde o comércio ilegal de produtos até ao contrabando de armas, de drogas e lavagem de capitais.

       A eleição do novo presidente do Paraguai, Abdo Benítez, do Partido Colorado, que há sete décadas controla o país, representa, na visão de Vanessa Neumann, a perpetuação desse esquema que tem beneficiado apenas a elite do empresariado e políticos locais. Obviamente que falar de um país, no caso, o Paraguai, distante milhares de quilômetros de Brasília, como um Estado falido e que vai aos poucos sendo sequestrado pelo comércio ilícito e pela bandidagem, parece algo que, a princípio, não nos diz respeito diretamente. Mas as evidências de que grupos e facções criminosas ali fixados têm tentado, de longa data e por diversas vezes, se estabelecerem também em Brasília, empresta a esse fato uma preocupação e a certeza de que esse ovo da serpente deve ser eliminado antes de vir à luz.

A frase que foi pronunciada:

“A verdadeira democracia passa pelo voto em papel. Palpável e contável.”

Ulisses Guimarães, de onde estiver, chamando atenção para a importância da credibilidade das eleições.

Lado bom

Justiça seja feita. Todos da UnB e do PT sabem que Márcia Abrahão Moura, a reitora, nunca foi fã de greve. E mais. Em sua gestão, não achaca os professores quadruplicando os aluguéis dos apartamentos funcionais, nem implanta uma política de tratar os professores como um bando de estelionatários e parasitas da universidade.

Foto: Paralisação realizada no dia 10/04/2018 (facebook.com/dce.unb/)
Foto: Paralisação realizada no dia 10/04/2018. (facebook.com/dce.unb/)

 

Foto: Comunicado de um aluno postado no dia 25/04, por volta das 16h, em um grupo no Facebook da UnB.
Comunicado de uma aluna postado no dia 25/04, por volta das 16h, em um grupo do Facebook da UnB.

Propostas

Chegam à coluna novas notícias pelas mãos de Fernando Gomide. Foi dado um prazo até o dia 10 de maio para que o GDF e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada – Icipe resolvam as pendengas administrativas. Quem arbitra é o desembargador Alfeu Machado, da 6º Turma Cível. Nesse prazo, o Icipe continua com a responsabilidade de dirigir o HCB.

Documentação

No período até maio, todos estão liberados para apresentar o passo a passo do contrato de 2014, provando ao Ministério Público do DF que tudo está regular.

Mobilidade

Hoje, no blog do Ari Cunha, veja o registro de Uirá Lourenço sobre o caos enfrentado pelos pedestres e ciclistas no final da Asa Norte. Se mais pistas, viadutos e túneis não contemplarem essa modalidade de mobilidade, a situação que não é boa, vai piorar. Por incrível que possa parecer, o lugar onde os pedestres mais sofrem para se locomover é o Setor Hospitalar Norte. Uirá registra tudo sobre mobilidade no blog brasiliaparapessoas.

Link para o blog: https://brasiliaparapessoas.wordpress.com/2018/04/19/ratos-e-atletas-no-final-da-w3-norte/

Professor

Vicente Limongi dá um puxão de orelhas nos repórteres. Joaquim Barbosa não é ex-ministro e sim ministro aposentado.

Release

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A data foi criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir e saber lidar com a hipertensão arterial. Em parceria com a especialista em alimentação, Cinthya Maggi, Electrolux selecionou três pratos para uma alimentação mais equilibrada. Confira as receitas no blog do Ari Cunha.

1

          A abobrinha é uma fonte de betacaroteno, vitamina C. O legume é rico em antioxidantes atuando na prevenção de doenças. Segundo a especialista em alimentação, Cinthya Maggi, uma boa quantidade de potássio atua na prevenção da hipertensão, além de magnésio e cálcio para ajudar na saúde do coração.

2

       Esta receita é ideal para servir como prato principal, com os benefícios do ômega-3 contidos no peixe e os atributos nutricionais do espinafre e dos cogumelos. Já o espinafre é fonte de ácido fólico, importante para o bom funcionamento das células, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.

A nutricionista Cinthya Maggi preparou esta receita que é feita com açúcar demerara, um tipo de açúcar obtido a partir da cana de açúcar, através de um processo especial no qual se elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. A castanha de caju contém gorduras monoinsaturadas que incluem o ácido oleico e antioxidantes, ajudando a promover uma boa saúde. O magnésio do caju e as frutas vermelhas podem ajudar no controle da pressão arterial.

         A nutricionista Cinthya Maggi preparou esta receita que é feita com açúcar demerara, um tipo de açúcar obtido a partir da cana de açúcar, através de um processo especial no qual se elimina o uso de aditivos químicos para o processo de branqueamento e clarificação. A castanha de caju contém gorduras monoinsaturadas que incluem o ácido oleico e antioxidantes, ajudando a promover uma boa saúde. O magnésio do caju e as frutas vermelhas podem ajudar no controle da pressão arterial.

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

O pior desse parlamentar, é que, como deputado carioca, quer levar o Congresso exatamente para a sua terra, e ainda diz que não é “para ficar perto dos seus eleitores”. (Publicado em 19.10.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin