O imorrível Febeapá

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Reprodução da Internet

 

Sérgio Marcus Rangel Porto (1923-1968) terá o ano de 2023 marcado pelo centenário de nascimento. Trata-se de um brasileiro raro, cujo o nome de batismo foi também conhecido sob o heterônimo de Stanislaw Ponte Preta. Jornalista, escritor, teatrólogo, humorista, compositor, cronista e comentarista de rádio, Sérgio Porto reunia em si talentos diversos, todos voltados para contemplação e crítica mordaz do cenário nacional.

Foi como jornalista atuando na revista Manchete, nos jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa e Diário Carioca, que ele pode exercer toda a sua verve, com críticas satíricas aos costumes da sociedade, aos militares no poder e à vida carioca, onde, de forma irônica destaca os erros, as gafes e a pouca ilustração de nossa elite. Tantas eram as asneiras cometidas por nossas autoridades e elites, naquele período que Stanislaw Ponte Preta teve que reuni-las numa espécie de compêndio, posteriormente publicadas em três livros sobre o título Febeapá – O Festival de Besteiras que Assola o País. Pudesse testemunhar o que ocorreria com o Brasil, entre 1968, ano de seu falecimento, e 2019, posse de Jair Bolsonaro, por certo, se veria forçado a publicar uma série enciclopédica das besteiras nacionais, onde registraria que a pobreza intelectual de nossas elites e de nossos governantes é uma tragédia bufa extensa e imorrível.

Por certo, o período sob o governo do regime militar, que conheceu de perto, desaparecia em importância em produção de gafes, depois de se conhecer personagens como Dilma Roussef, Lula e mesmo o atual presidente. Apenas para ficar no presente, que teria escrito Sérgio Porto sobre a mais recente declaração do presidente Bolsonaro sobre a qualidade do livro didático nacional. “Os livros didáticos hoje em dia, disse, como regra, são um lixo, é um montão, um amontoado… Muita coisa escrita, tem que suavizar aquilo.”

É certo que nunca saberemos o que Stanislaw Ponte Preta diria, com seu humor, sobre essa afirmação do presidente. Talvez recomendasse ao chefe do Executivo a edição de um livro didático com folhas brancas ou, como era usual nos anos cinquenta e sessenta, com ilustrações de Carlos Zéfiro, bem do agrado secreto da garotada.

O festival de besteiras que assola o país, poderia ser tratado apenas por seu aspecto pitoresco e inusitado, não fosse a possibilidade e o poderio de ideias desse naipe vir a se concretizar, contribuindo, ainda mais para aumentar o déficit de aprendizagens de nossos alunos, já comprovadamente, um dos piores do planeta, conforme atestam exames do tipo PISA e outros. Nesse contexto mais sensato, se isso fosse possível, seria o presidente, diante de um fato triste que é o desaparecimento acelerado das livrarias em todo o país, propor a criação de uma editora nacional de porte, que publicasse as mais importantes obras nacionais e estrangeiras, com qualidade e a preços acessíveis, para não deixar que as próximas gerações percam o contato com cultura dos livros. Que buscasse incorporar ao livro didático nacional o que melhor e mais atual existe hoje em matéria de educação de jovens. Infelizmente declarações desse nível, parecem assegurar que essa seria uma realidade impossível, diante de tanta besteira que continuamos a ouvir.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“A educação alimenta a confiança. A confiança alimenta a esperança. A esperança alimenta a paz.”

Confúcio, filósofo chinês

Charge do Brum (Tribuna do Norte)

 

 

Pioneira

Recebo a notícia da Ida Pietricovsky que Cynthia Tenser, pioneira, faleceu. Dona Cynthia chegou em Brasília em 1959. Apoiou o início da capital com a venda de frutas. Por mais de 20 anos, foi gerente da joalheria R.Simon, no Hotel Nacional, e dona da Tenser Tour. Passou os últimos anos na praia de Jenipabu, no Rio Grande do Norte. Dona Cynthia sempre foi uma mulher empreendedora, tenaz e corajosa. Deixa dois filhos, quatro netos e dois bisnetos.

 

 

Agite

Atividade especial de verão na Casa do Ceará. Curso de Italiano, Francês, Inglês ou Espanhol, pela manhã, tarde e noite. Início dia 8 de janeiro, amanhã. O Espaço de Cultura Garcia Lorca, que fica na entidade, avisa que quem tiver mais de 65 anos de idade está isento da taxa cobrada, devendo apenas adquirir o material didático. Aprender outra língua é um bom programa. Ligue para 33470560.

Foto: casadoceara.org.br

 

 

Pense bem

Mais uma vez a responsabilidade recai sobre o consumidor. Quem deveria ter preocupação com o meio ambiente é a indústria. Latas, Vidros, Garrafas Pet, pacotes de plástico, pilhas, computadores, todos esses materiais precisam ser repensados ou deveriam valer alguma coisa quando o consumidor devolvesse. É muito fácil dar a responsabilidade ao cidadão quando quem polui não é ele. Parceria, sim.

Arte: ccanedo.com

 

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Em São Paulo, a Justiça entrou em greve. Quando um magistrado usa a greve como último recurso, ou a coisa vai muito mal, ou a Justiça não é das melhores. (Publicado em 13/12/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin