O cadáver insepulto da República

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO
Criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960

Com Circe Cunha  e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

Charge do Elvis

Se for perguntado a todo e qualquer cidadão brasileiro que destino deveria ser dado aos R$ 2,2 trilhões arrecadados até o momento, pelo governo federal na forma de impostos e outros tributos, com certeza, a unanimidade das opiniões seria no sentido de que essa montanha de dinheiro imposta a cada cidadão brasileiro, voluntário ou não, deveria ser investida diretamente em saúde, educação, segurança, moradias, transportes, infraestrutura, geração de empregos e outras benfeitorias necessárias e urgentes para a população.

Absolutamente ninguém iria, sequer, mencionar que uma parte dessa fortuna fosse utilizada, pelo próprio governo, para divulgar suas ações, por melhores e mais importantes que fossem. Da mesma forma, ninguém iria desejar que se utilizassem esses recursos para bancar cartões corporativos ou para pagar altos salários, custeando mordomias inaceitáveis para um alto salário tais como: auxílio moradia, verba para passagens ou mesmo carro oficial. Não faz o menor sentido os contribuintes bancarem toda essa regalia para os salários mais distantes da realidade brasileira.

O que os cidadãos almejam, desde sempre, é que o dinheiro, que é dele, seja revertido em seu benefício, sem subterfúgios, sem intermediações e obviamente sem desvios. Caso esse anseio da população seja concretizado, num país com uma das maiores cargas tributárias do planeta, o retorno em serviços públicos colocaria o Brasil no topo das nações com os melhores indicadores de desenvolvimento humano do mundo.

Obviamente que essa é ainda uma realidade distante, quase utópica e talvez até romântica. De fato, a população paga, e muito, por aquilo que não tem e não chega ao seu alcance. Tratasse o Código do Consumidor sobre o serviço público, nossos administradores não sairiam dos tribunais. Pudesse ainda, o mesmo Código, ser aplicado contra o governo por não entregar ao cidadão o que é prometido nas propagandas oficiais e até mesmo assegurado pela própria Constituição, nossos administradores se veriam em sérios problemas com a lei.

 

A frase que foi pronunciada:

“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”

Teilhard de Chardin

 

Felicidades

Na quarta-feira dona Marina Costa Frechiani comemora 102 anos. Pioneira, forte, inteligente, e absolutamente lúcida prefere viver com ótimo humor e vendo o lado positivo de tudo. Toda a família, em Brasília desde a construção da cidade, está em festa. Mais parentes chegarão do Espírito Santo. Tataravó, dona Marina chegou a essa idade com apenas uma restrição alimentar: o açúcar. Mesmo assim, a doçura é o que todos dizem quando falam nela.

 

Notícia boa

Rio de Janeiro inaugura o primeiro laboratório do país para experimentação tecnológica. Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, Fashion Lab abre suas portas como um espaço aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda. A ideia é que o Fashion Lab seja utilizado por todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. As grandes atrações serão as impressoras 3D e 4D multimateriais, cortadora a laser, cortadora de vinil, fresadora de alta precisão, máquina de costura de ultrassom, plotter da Audaces; além de outros recursos para planejar, desenvolver, construir e validar novos projetos e produtos.

Foto: senaicetiqt.com

Férias

Se você sempre sonhou em aprender um idioma e nunca teve oportunidade, a Casa do Ceará criou o curso intensivo de férias para iniciantes com aulas absolutamente gratuitas de italiano, francês ou espanhol. Aulas de 2ª a 5ª, a partir do dia 7 de janeiro. Mais informações pelo telefone: 3347-0560.

Foto: casadoceara.org.br

Essa não!

Assustado com a irmã que passava mal, o rapaz foi ao posto de saúde do Lago Norte saber se havia atendimento de emergência. Dor de estômago, diarreia e vômito. A resposta da primeira profissional que o atendeu foi: leva um sorinho que ela vai melhorar. Deve ser psicológico.

Charge do Cazo

Doença

Corre pelas redes sociais que há cada vez mais casos registrados da doença Gnatostomiase. Com a popularização de pratos crus a doença geralmente é resultado do consumo de carne crua de peixes de água doce. Atinge vários órgãos, entre eles a pele, manifestando-se frequentemente como lesão subcutânea migratória.

Foto: pescamadora.com.br

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

A estação   de   tratamento   de   esgotos   ainda   não   está   funcionando.   Há   muita discussão em torno das três soluções para os esgotos de Brasília. Precisa, entretanto, que alguém enfrente o problema, e tire a solução das salas de reuniões, e passe-as para a realidade. (Publicado em 07.11.1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin