Entre o céu e o inferno

Publicado em ÍNTEGRA

VISTO, LIDO E OUVIDO, criada por Ari Cunha (In memoriam)

Desde 1960, com Circe Cunha e Mamfil

jornalistacircecunha@gmail.com

Facebook.com/vistolidoeouvido

Instagram.com/vistolidoeouvido

 

Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez (ACI Prensa) / Lula. Crédito: Wilson Dias – Agência Brasil (CC BY 3.0 BR)

 

Ensinava o filósofo Mondubim que, “em hipótese alguma se deve brigar com homens que usam roupas longas no trabalho”. Entende-se por esse ensinamento que é bom ficar bem longe de confusão e não ofender ou melindrar pessoas da igreja, juízes e médicos, pelas consequências óbvias. O padre pode lhe excomungar e não recomendar sua alma na hora final; o juiz pode lhe condenar à prisão e o médico precisa ter a total confiança do paciente. Mas ainda assim, é bom o Santo Padre preparar as orelhas, porque os impropérios e outros nomes sujos que lhe serão dirigidos pela decisão cristã de receber em audiência o ex-presidente Lula, nessa quinta-feira, serão generalizadas.

Curiosamente essa proeza, ardilosa, armada pelos estrategistas do lulismo, só se tornou possível, em virtude da ação de outros homens que também vergam saias, no caso as eminências pardas da mais alta corte, que mudaram, de forma sorrateira o entendimento sobre prisão após condenação em segunda instância. Com essa decisão, feita sob encomenda para atender ao ex-presidente, foi permitido que um condenado, até agora, a aproximadamente 30 anos de reclusão, cancele audiência pré marcada na justiça e se ausente do país para um périplo pela Itália, onde poderá se encontrar com o Papa e outros líderes de esquerda da região.  Só no Brasil mesmo.

Nessa altura do pontificado do Papa Francisco, não é segredo para ninguém que ele parece nutrir simpatias pelas esquerdas mundial, tendo se encontrado com ditadores como Nicolas Maduro, da Venezuela, Raúl Castro, de Cuba; com Daniel Ortega, da Nicarágua; com Cristina Kirchner, da Argentina e outros, inclusive com Stédile, do MST. Mas, de fato essa é apenas uma acusação, feita em grande parte pela mídia mundial de direita. É dito, que por sua função de conciliador e de pontífice, ou construtor de pontes, o Papa deve receber a todos com igual atenção no Vaticano. Cristo mesmo ensinou a ir atrás da ovelha perdida, andava com cobradores de impostos, bebia água do poço de uma samaritana marginalizada.

O que sabe é que o atual Papa é um crítico contundente do capitalismo, principalmente dos efeitos nefastos de um tipo específico de capitalismo predador e egoísta que não se incomoda com a pobreza dele decorrente. Em suas homilias Francisco vem pregando sistematicamente contra as desigualdades sociais do mundo atual, o que é outra coisa. Esse discurso não faz dele um sacerdote de esquerda e tão pouco o afasta do que prega, em sua origem, o próprio cristianismo. Isso é o que acredita o Santo Padre, e não o que é, na prática, feito pelos partidos e líderes de esquerda, todos igualmente enriquecidos às custas da miséria que semeiam em seus países.

Entre o pensa e diz o Papa e o que acredita o próprio Lula, vai uma distância maior do que separa o céu do inferno. Todo esse discurso de luta pelo social e pela distribuição de renda, foi devidamente desmascarado ao longo dos governos Lula e Dilma. Quem de fato enriqueceu nesse período foram os grandes empresários, os bancos, os políticos que desse modelo sempre comungaram juntamente com Lula sua família e amigos próximos. O que Lula espera desse encontro é apenas um passeio longe das grades e o uso da repercussão da imagem  junto ao chefe maior da Igreja católica, numa tentativa de reeditar, de modo absolutamente marqueteiro, uma espécie de indulgência papal perante os fiéis brasileiros, dentro de sua tática atual de se aliar e receber o apoio político de todas as igrejas.

Soubesse o Papa o que vai na cabeça do ex-presidente e que consequências espera o ex-presidente desse encontro, sem dúvida essa reunião seria desmarcada. Como um garçom ardiloso, que sabe que o que carrega na bandeja está contaminado, lula vai oferecer ao Papa, os acepipes preparados na cozinha do seu partido e que já foram consumidos pelo povo brasileiro, intoxicando uma nação inteira.

 

 

 

A frase que foi pronunciada:

“Acusação de candidato derrotado é como conversa de bêbado. Ninguém leva a sério.”

Sebastião Nery, jornalista

Foto: sebastiaonery.com

 

Premiado

Hoje é dia de conferir o sul-coreano “Parasita”, que volta ao telão do Cine Brasília. O longa-metragem vai ser exibido até o dia 16, sempre às 20h30.

 

Febre

Por falar em cinema sul coreano, grupos de apreciadores de séries turcas crescem de tamanho. Voluntários traduzem para que os brasileiros possam assistir. Troca de impressões, informações e declarações sobre os capítulos são constantes.

Imagem: facebook.com/pg/NovelasTurcasBand/community

 

Positiva

Para as futuras mamães, notícia que muito interessa. O GDF está cada vez mais atento à necessidade de dar à parturiente e ao recém-nascido mais conforto no momento do parto. Os Centros de Parto Normal vão se expandir para cidades que já tenham a infraestrutura de atendimento. Trata-se de um projeto da deputada distrital Arlete Sampaio que foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, em dezembro de 2019.

Foto: arletesampaio.com

 

Escola de Música

A precariedade da divulgação das atividades da E.M.B é inversamente proporcional aos brilhantes concertos promovidos por estudantes e professores. Veja a seguir a programação desse final de Curso de Verão, o 41º.

Cartaz: perfil oficial da Escola de Música de Brasília no Instagram

 

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Enquanto isto, os verdadeiros granjeiros estão se organizando em cooperativas, num movimento formidável. A primeira dessas cooperativas já está funcionando em Sobradinho. (Publicado em 15/12/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin