Em busca do tempo perdido Cena final

Publicado em Íntegra

Qual seria o último ato ou cena que marcaria o grand finale e fechamento das cortinas nesta que é a maior e mais longa novela política de todos os tempos? Aprovado o impeachment pela Câmara dos Deputados, Dilma vive seus derradeiros momentos em um Palácio da Alvorada virado de cabeça para baixo. Tudo está fora de lugar. Os servidores deslizam de um lado para outro com os olhos arregalados. Nem eles nem Dilma sabem o que é dormir nas últimas semanas. Neste ponto, a abstinência do sono misturou realidade e fantasia, e o cenário lembra mais um antigo hospital psiquiátrico, com suas portas e janelas altas e pessoas silenciosas e vagarosas, perdidas numa bruma fria nos amplos salões.

Por volta das duas horas da manhã, Dilma está sentada no alpendre do palácio, que, um dia, acreditou que seria seu para sempre, com sua camisola longa e branca. O cabelo está em desalinho. No rosto pálido e vincado, uma aureola escura em volta dos olhos, lembrando um cansaço sem fim, chama a atenção. Inconsolada e abandonada por todos, inclusive pelo criador, Dilma agora é alma penada em seu castelo mal-assombrado, prestes a ser expulsa do paraíso pela espada de fogo dos anjos da lei.

Buscando entender onde e como tudo começou, a presidente sai às escondidas do Alvorada e segue para a Praça dos Três Poderes, onde parte de sua vida foi agitada como redemoinho. De camisola branca e uma garrafa de vinho nas mãos, Dilma troca os passos pela praça deserta. Bebendo na boca da garrafa, se dirige para a frente do Supremo, onde passa a pronunciar palavras incompreensíveis contra o prédio vazio. Gesticula muito e, entre um trago e outro, avista a estátua da Justiça ali defronte. Numa manobra só permitida aos amigos do álcool, consegue escalar o monumento e deixa-se adormecer por uns instantes no colo de uma Themis de granito impassível.

Acordada com descortesia por um vigia local que não reconhece a inquilina do Planalto, Dilma é expulsa do local. Com o dia raiando, o vulto de uma mulher esguia vestida com sua camisola branca com uma garrafa de vinho na mão segue descalço e meio sem rumo tentando voltar ao palácio para se recompor. No meio do caminho, se deixa convencer que um raio de sol está seguindo seus passos. Acreditando tratar-se de uma epifania, começa a delirar e atravessa de vez a tênue fronteira que separa a razão da loucura, desaparecendo entre os museus dali, para nunca mais ser vista.

 

A frase que foi pronunciada

“O Brasil está derretendo.”

João Marcelo, 8 anos, ao ouvir notícias de violência, corrupção e doenças

 

Jovem cidadão

Visita especial na Câmara Legislativa do DF. Alunos da rede pública de ensino conheceram a casa das leis do DF. Na notícia enviada pela comunicação da Casa, Daniel Araújo da Silva, 12 anos, declarou que “foi muito bom a minha escola poder participar dessa visita à Câmara. Eu tinha vontade de saber como era aqui dentro e eu só ouvia falar na televisão. Agora, eu sei mais”.

 

Jovem senador

No Projeto Jovem Senador, a criançada de todo o país envia uma redação com o tema definido. Os autores dos textos escolhidos vivenciam no plenário a experiência de um parlamentar.

 

Quase lei

Uma das sugestões apresentadas pela meninada é que escola do ensino médio e fundamental de todo o país ofereça pelo menos um ponto de acesso à internet. A ideia vai avançar como projeto de lei e será discutida na Comissão de Direitos Humanos e Legislaçao Participativa.

 

Release

A Associação Médica de Brasília comemora um avanço na psiquiatria do Distrito Federal. Em setembro, será realizada a 1ª Semana Distrital de Valorização da Vida. “Essa é uma grande vitória para a psiquiatria. O suicídio é um caso gravíssimo de saúde pública”, afirma o diretor de Comunicação da AMBr, Antônio Geraldo da Silva. De acordo com a Lei nº 5.611/12, a ação deve ocorrer na semana que compreender o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

História de Brasília

Sobre a renúncia do sr. Jânio Quadros, quando serenarem os ânimos, e começarem os depoimentos para a história, nós publicaremos, aqui, declarações interessantes do último encontro do sr. Jânio Quadros com os Ministros Militares. (Publicado em 2/9/1961)

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin